A Audi lança no Brasil os novos Q5 e Q5 Sportback, da linha 2021, que começam a ser importados do México nas próximas semanas. Os modelos custam de R$ 309.990 a R$ 395.990 (veja a diferenciação entre as versões abaixo) e as entregas aos primeiros clientes se iniciam nos próximos dias.
A empresa comemora também o fato de já ter vendido mais de 800 unidades durante a fase de pré-venda (foram 486 unidades do Q5 SUV e 337 do Q5 Sportback), que aconteceu de fevereiro a junho. "A confiança do nosso cliente é a base para a construção de um número tão expressivo", avalia Cláudio Rawics, diretor de comunicação da Audi do Brasil.
Movidos pelo mesmo motor 2.0 turbo TFSI de 249 cv e 37,7 kgf.m de torque, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas e tração integral quattro, os modelos podem ter três versões de acabamento (Prestige, S Line e S Line Black, sendo que a primeira é só para a carroceria SUV), fazem de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e podem alcançar 237 km/h de velocidade máxima.
Visualmente, o Q5 SUV mantém as dimensões - são 4,68 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, com 520 l de capacidade no porta-malas - e ganha grade dianteira octogonal inédita; novos faróis e lanternas (com tecnologia OLED); novos para-choques na frente e atrás e o sistema multimídia MMI Touch que também está no catálogo de A4 e A5.
O Q5 Sportback, por sua vez, tem exatamente as mesmas dimensões, mas esteticamente conta com para-choques dianteiro e traseiro exclusivos. Já seu porta-malas é menor justamente devido ao caimento de teto mais acentuado: 510 litros.
Vamos conhecer agora as cinco configurações oferecidas pela Audi do Brasil, na ordem de preço e posicionamento de mercado.
Vem de série com uma série de recursos de segurança, como um carro de mais de R$ 300 mil precisa ter, e com ar-condicionado de três zonas; carregador de celular por indução; retrovisor interno anti-ofuscante; sistema de áudio com oito alto-falantes de 80W; central multimídia MMI Touch; piloto automático; painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas; bancos dianteiros com ajustes elétrico; chave presencial; sistema start-stop; volante multifuncional; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré; rodas aro 19" diamantadas e faróis e lanternas em LED.
Vem com tudo oferecido pela versão Prestige com o acréscimo de um kit visual de incrementos na carroceria da linha S Line; sistema de navegação (GPS); bancada de som com 10 alto-falantes e 180W; controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go e sistema de aviso para o caso de saídas de faixa; bancos dianteiros esportivos; bancos traseiros rebatíveis com ajuste longitudinal e de inclinação; rodas exclusivas; faróis Full-LED com função matricial e teto solar panorâmico.
Adicione a tudo que já foi citado os seguintes itens: pacote exterior com detalhes em preto brilhante com pintura contrastante; sistema que corrige o volante em escapadas de faixa (Audi Side Assist com "Exit Warning"); sistema de alerta de colisão traseira com assistente de tráfego reverso; revestimento do teto preto; memorizador de posição para o banco do motorista; volante com novo design e base aplanada e rodas de 20 polegadas.
Opcionalmente, há itens como head-up display; estribos laterais; rodas maiores (para o caso das versões com aro 19); sistema de som da grife Bang&Olufsen; lanterna traseira em OLED personalizável e detalhes em carbono espalhados pela carroceria.
São nove opções de cores para o Q5 Prestige e nove também para a linha S Line e S Line Black, mas as configurações mais caras têm opções diferentes na paleta, como o verde e o azul das imagens desta reportagem. Por dentro, são quatro opções de cor do revestimento, sempre de couro. Dois anos de garantia, sem limite de quilometragem.