Audi revela interior do e-tron, SUV 100% elétrico

Primeiro elétrico da marca terá um monitor colorido de 7 polegadas em cada porta, substituindo retrovisores por câmeras

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi revela interior do e-tron, SUV 100% elétrico
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A apresentação da versão de produção do Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca alemã, estava prevista para 30 de agosto em Bruxelas, na Bélgica, adversária do Brasil nas quartas-de-final da Copa do Mundo, mas foi adiada - Rupert Stadler, CEO da Audi, foi preso recentemente como parte das investigações do "dieselgate". Porém, a montadora europeia continua apresentando "teasers" do SUV médio movido a baterias e, agora, revela o interior, que traz nada menos que cinco telas coloridas de alta resolução distribuídas na cabine. As novidades foram apresentadas em evento realizado na cidade de Copenhague, na Dinamarca.

Audi diz que fotos da cabine do e-tron ainda são protótipo, mas desenho é praticamente o definitivo
Audi diz que fotos da cabine do e-tron ainda são protótipo, mas desenho é praticamente o definitivo
Crédito: Divulgação
toggle button

O destaque fica por conta das duas telas OLED de sete polegadas, uma em cada porta dianteira, posicionadas logo abaixo da janela e junto ao painel: elas servem de monitores das câmeras externas que substituem os retrovisores e serão oferecidas como opcionais. Essas câmeras, reveladas pela primeira vez em maio, permitem dar "zoom" na imagem e vêm com alerta de ponto cego integrado, além de três modos de visão pré-programados para estacionamento, conversões e direção em rodovias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Telas OLED de 7 polegadas nas portas exibem imagem das câmeras que substituem os retrovisores no Audi e-tron
Crédito: Divulgação
toggle button

Essas câmeras, que não serão equipamentos legais em alguns mercados, também contribuem para melhorar a aerodinâmica do e-tron, que chega ao bom cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,28 - além de reduzirem a largura do SUV em 15 cm.

Exceto pelas telas de 7 polegadas nas portas, interior do Audi e-tron lembra bastante o do Q8
Crédito: Divulgação
toggle button

A Audi diz que as imagens internas ainda são de um protótipo, mas tudo indica que na verdade se trata da versão definitiva. Fora as câmeras, o interior é bem parecido com o de outros modelos da fabricante germânica, trazendo painel de instrumentos totalmente digital e configurável e console central dividido em duas telas: a superior cumpre a função tradicional de central multimídia, com comandos por voz e gestos, enquanto a inferior concentra os comandos do ar-condicionado e outras funções, com poucos botões físicos. Lembra a configuração adotada nos novos A8, A7, A6 e Q8.

Console central do Audi e-tron é dividido em duas telas de alta resolução, como nos novos A6, A7, A8 e Q8
Crédito: Divulgação
toggle button

As fotos mostram apenas a primeira fileira de assentos, mas já sabemos que a segunda não traz túnel central, por se tratar de um carro elétrico - na dianteira, o enorme console central divide os bancos e integra saídas de ar para a traseira. Por conta da ausência de um motor a combustão, o espaço interno é bem generoso, com distância entre-eixos de 2,93 m - o Q7, por exemplo, que tem porte maior e traz motor na dianteira, conta com entre-eixos de 2,99 m, apenas 6 cm mais longo.

Opcionais, câmeras melhoram o coeficiente aerodinâmico e reduzem largura em 15 cm
Crédito: Divulgação
toggle button

Alto desempenho e autonomia de 400 km

Quanto ao desempenho, o e-tron será equipado com dois motores, um em cada eixo, trazendo tração integral e suspensões pneumáticas de série. A potência combinada é de 360 cv, com aceleração de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e velocidade máxima de 200 km/h. No modo esportivo, o e-tron temporariamente chega a 407 cv.

Este é o visual do e-tron, ainda protótipo e protegido por camuflagens
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipado com baterias de 95 kWh posicionadas no assoalho, o SUV elétrico da Audi terá autonomia para rodar cerca de 400 km com uma carga completa. A Audi já sinalizou que pretende vender o e-tron no Brasil em 2019 e cogita a possibilidade de apresentá-lo em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo, mas o plano pode ser cancelado por conta da prisão do chefão da Audi na Alemanha.

Comentários