Audi RS3 fica mais invocado e melhor nas curvas

Equipado com motor 2.5 turbo de 400 cv, versão hatchback do modelo Audi surpreendeu na famosa pista de Nürburgring

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Lucas Cardoso
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A Audi não prometeu nada, mas parece que vai entregar muito com os novos RS3. Revelados pela marca nesta semana, os modelos, em suas carrocerias hatchback e sedã, ganharam um leve facelift na dianteira, melhorias na cabine e ajustes mecânicos para entregar mais desempenho.

A dupla continua com o mesmo motor de cinco cilindros 2.5 turbo, que rende 400 cv de potência e 51 kgf.m de torque. O câmbio também é o mesmo de antes - automatizado com dupla embreagem e sete marchas.

A grade dianteira dos novos RS3 ficou maior e tem acabamento em preto brilhante
Crédito: Divulgação
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Com o conjunto, tanto hatchback quanto sedã aceleram de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 290 km/h. Até aqui, nada de diferente.

Mesmo motor, dinâmica melhor

O que mudou mesmo, segundo a Audi, foi a dinâmica de direção da linha RS3. Para isso, a marca afirma ter refinado o sistema de vetorização de torque, o que deve melhorar ainda mais o comportamento do carro em curvas.

A assinatura com LEDs quadriculados mudou para a parte superior dos faróis
Crédito: Divulgação
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Uma prova da melhoria na tecnologia, que trabalha em paralelo com o divisor de torque, o controle de estabilidade e os amortecedores adaptativos, é a nova marca do carro na pista de Nürburgring, na Alemanha.

Com o piloto Frank Stippler ao volante, o hatchback atualizado completou os 20,3 quilômetros da pista em pouco mais de 7,33 minutos. Cerca de cinco segundos a menos que a marca da atual geração do BMW M2.

As lanternas de LED têm novo formato e as setas mudaram o movimento
Crédito: Divulgação
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Visual mais imponente

A melhora na dinâmica veio acompanhada de mudanças estéticas na dianteira, que ficou mais mais esportiva com uma grade mais larga e com detalhes em forma de losango. Nas extremidades da peça, agora há duas aberturas maiores.

A moldura em black piano da grade está maior e agora invade a área das tomadas de ar laterais do para-choque. Outras três aberturas aparecem na parte inferior.

Nos faróis, os LEDs que parecem simular uma bandeira quadriculada agora estão na parte superior. Por falar em iluminação, as lanternas traseiras também ganharam um novo padrão de movimento - agora as setas acendem de dentro para fora.

A cabine tem volante com base e topo achatados e acabamentos em black piano e couro
Crédito: Divulgação
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As rodas de alumínio com pintura em preto fosco têm 19 polegadas. Há outras duas variações disponíveis de acabamento: cinza escuro ou preto brilhante. Na traseira, os refletores posicionados nas extremidades do para-choque traseiro agora são verticais. Para completar, o difusor é novo e os escapes têm passaram a ter ponteiras ovaladas.

Volante novo e nada de botões

A cabine muda mesmo pelo volante, que agora tem topo e base achatados. Os botões físicos foram substituídos por comandos sensíveis ao toque, o que pode não agradar a todos. A Audi adicionou mais pontos ao sistema de luz ambiente, e agora acabamentos nas maçanetas, saídas de ar, fecho do volante e no câmbio são iluminados.

O motor dos novos RS3 é o mesmo cinco cilindros 2.5 turbo de 400 cv de antes
Crédito: Divulgação
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Os novos Audi RS3 foram lançados agora, mas só devem começar a ser vendidos na Europa no fim deste mês. Para outros mercados, a chegada às lojas está prevista para outubro. A versão hatchback custa a partir de 66 mil euros, enquanto a opção três volumes parte de 68 mil euros (R$ 410 mil e R$ 422 mil, em conversão direta).

Tags:Audi
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