Tendência da cor automotiva para a América do Sul

Basf apresenta a coleção para 2021-2022 "baseada na mecânica quântica", com nova tonalidade de amarelo para o continente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tendência da cor automotiva para a América do Sul
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros vendidos no Brasil tem predominantemente, como cor automotiva, o branco, cinza, prata e preto, mas os designers responsáveis pela criação de tintas criam periodicamente novas tonalidades e lançam tendências. O time da Divisão de Tintas da BASF, por exemplo, se aprofundou em novos espaços de cores para criar uma coleção que, de acordo com a empresa, é baseada na mecânica quântica.

Chamada de Superposition (sobreposição, na tradução do inglês para o português), o trabalho dos designers da Basf para a Coleção de Tendências de Cores Automotivas 2021-2022, é inspirado "no estado onde a limitação dos sistemas binários é superada". De acordo com a Basf, a coleção se baseia na infinidade de variedades de cores.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para a América do Sul, a cor batizada de Amicable Glimmer é uma superposição de amarelo pálido e suave, combinado com uma leve chuva de flocos de vidro que brilham sobre a superfície. Os detalhes do estudo foram apresentados em evento no onono por Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas e ficará disponível na plataforma onono+.

Image004
Designers da Basf apostam que a tonalidade Amicable Glimmer é a cor ideal para os carros na América do Sul
Crédito: Divulgação
toggle button

“Todos os anos, a partir de um estudo profundo, os designers da Basf oferecem inspiração para os designers da indústria automotiva. Nesta coleção, a cor-chave para a América do Sul é uma combinação única e muito expressiva, que potencializa um formato 3D no veículo”, explica Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da Basf para a América do Sul.

Especialização em Cores da Divisão de Tintas

Todos os anos, os designers da Divisão de Tintas da Basf estudam as tendências futuras e utilizam como base para o desenvolvimento da superfície, da textura e das posições de cor. Os especialistas se inspiram na indústria, na moda, nos produtos de consumo, na natureza e em muito mais.  Esta pesquisa sobre cor automotiva é compartilhada com os clientes da Basf e os designers automotivos, a fim de conduzir futuros planos de produção em massa.

América do Norte – O conceito de equilíbrio

Os futuros designs de cores da América do Norte se voltaram para o conceito de equilíbrio que impressiona com a estabilidade humana. Os espaços coloridos estão ancorados em otimismo e resiliência, e mostram o potencial para a humanidade seguir em frente apesar dos desafios, informa a Basf.

"Encontramos o equilíbrio entre o mundo natural e o sintético para criar cores calmas, firmes e instigantes. Elas atraem o visualizador para sensações únicas que atuam em múltiplos níveis não binários", considera Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas.

África, Europa e Oriente Médio – Cores surpreendentes e instigantes

As cores projetadas para essas regiões adotam posições de cores familiares, mas as modificam com o auxílio de novos efeitos, gradientes de cores sutis, ou um comportamento de brilho específico, diz a Basf. Os tons de cinza mudam sua coloração de acordo com o ângulo de visão. Tons de azul são claros, reflexivos e estruturam a superfície.

"Estas cores surpreendentes e instigantes são uma sobreposição de tons complexos que desafiam a nossa percepção", diz Mark Gutjahr, Chefe de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico – Recarga e reflexão sobre o amanhã

De acordo com a Basf, a Ásia Pacífico viu a mudança social como a sua maior tendência para 2021 no que se refere a cor automotiva. Muitos usaram o tempo que tiveram para recarregar, refletir sobre o amanhã e produzir energia para o futuro, complementa a empresa.

Segundo a Basf, de uma uniformidade de pensamentos, produtos e materiais do passado veio a flexibilidade e a liberdade. Tudo e todos devem ser aceitos – não apenas as pessoas, mas também os produtos e os materiais. Tudo pode ser flexível.

"As cores-chave da Ásia Pacífico são tons claros e limpos que evocam o visual emocionante da primavera e a esperança de futuro que ela traz", afirma Chiharu Matsuhara, Chefe de Design Automotivo, AP. "Elas mostram um nível mais elevado de compreensão do nosso mundo diversificado".

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Campo obrigatório