A Bentley vai voltar a produzir um dos seus carros de corrida mais icônicos. Mas não é qualquer modelo: estamos falando do Speed Six, o grande campeão das 24 Horas de Le Mans de 1930.
E não, não estamos falando de uma releitura ou algo do tipo. A marca promete produzir o modelo exatamente como o carro era. Ou seja, sem melhorias mecânicas ou qualquer modificação. Uma réplica exata.
O motor do clássico será o mesmo seis cilindros em linha, de 6.6 litros, que rendia à época 200 cv de potência. Na nova configuração, o modelo terá um ganho de 8 cv.
Para não dizer que tudo será igual, o modo de produção será diferente. É o caso da construção do motor, que teve o auxílio de uma impressora 3D para a fabricação dos moldes das mais de 600 peças do propulsor.
Outras etapas foram facilitadas pelo uso de ferramentas mais modernas. Os óleos e fluidos também serão atuais, é claro.
A montadora britânica espera construir 12 unidades do modelo clássico. O trabalho praticamente artesanal levará cerca de dez meses para ser concluído.
Antes do anúncio, a Bentley colocou o motor usado no Speed Six para trabalhar por 60 horas ininterruptas no dinamômetro. Depois, testou um protótipo. Ao todo, foram percorridos 11.700 quilômetros de testes, em diferentes pisos.
Desse total, 500 quilômetros foram percorridos em uma única bateria de testes no circuito de Goodwood, com um total de 130 voltas.