Realizado pela última vez em 2019, o North American International Auto Show (Naias, mas pode chamar também de Salão de Detroit) foi cancelado nos últimos dois anos por conta da pandemia. Mas volta em 2022, com abertura para o público entre os dias 17 e 25 de setembro.
Confira alguns dos lançamentos e destaques que estão presentes na principal mostra automotiva dos Estados Unidos. Algumas dessas novidades, inclusive, já estão com o passaporte carimbado para o Brasil.
Revelado em julho, o SUV elétrico Blazer EV faz a sua primeira aparição pública no Salão de Detroit. O modelo, que começa a ser produzido em meados de 2023, terá como grande destaque a versão esportiva SS, equipada com dois motores que desenvolvem potência conjunta de 565 cv.
Além da variação esportiva, o SUV será comercializado em outras três versões - 1LT, 2LT e RS -. com diferentes configuração de motores (que não tiveram a potência divulgada) e autonomias que variam entre 398 quilômetros e 515 quilômetros.
Na lista de equipamentos, o Blazer EV terá multimídia com tela de 17,7 polegadas e sistema de direção semiautônomo Super Cruise. Apesar de parecer distante da realidade brasileira, o Blazer EV já está confirmado pela filial brasileira da Chevrolet, com lançamento previsto para acontecer em 2024.
Outro lançamento de Detroit que interessa diretamente ao mercado brasileiro é a nova geração do Ford Mustang, que chega às lojas dos Estados Unidos apenas em 2023.
Até agora, já se sabe que o modelo vai seguir com a opção do motor 2.3 turbo EcoBoost e também com o 5.0 V8 "Coyote" - que equipa o Mustang Mach 1 atualmente à venda por aqui. Vale lembra que o Mustang é um dos esportivos mais "populares" do mercado brasileiro.
A Ford se inspirou no visual do SUV elétrico Mustang Mach-E para redesenhar o esportivo da marca, com um visual menos agressivo que o atual na dianteira. Quer saber mais? Confira o texto completo sobre o novo Mustang aqui no WM1.
Com visual que remete ao dos cupês esportivos da Dodge nos anos 1960, o Charger Daytona SRT EV Concept é um daqueles conceitos que parecem mais próximos das ruas que dos salões de automóvel.
Pois quem visitar o Salão de Detroit pode conferir de perto não só as linhas externas do carrão elétrico, mas também o interior no qual sobressaem o painel de 12,3 polegadas e a multimídia com tela de 16 polegadas.
Essa semelhança do Charger Daytona SRT EV Concept com um carro de produção não é acidental. O conceito está bem próximo da sua versão de produção, prevista para estrear no mercado americano em 2024.
Marca de luxo da Ford, a Lincoln quer, até 2026, que mais de metade do seu volume global seja de automóveis elétricos.
Dentro dessa tendência de eletrificação, a Lincoln mostra no Salão de Detroit o Star Concept, um conceito pensado para ser apenas uma "vitrine" do que esperar dos futuros SUVs elétricos da marca.
Feito para chocar e impressionar, o Star Concept tem portas traseiras do tipo suicida e sem coluna central (quase como no sedã Continental dos anos 1960) e novidades tecnológicas como um capô feito em vidro eletrocrômico, que permite variar a transparência para visualizar o conteúdo do porta-malas frontal sem precisar abri-lo.
Mais conhecida hoje pelos SUVs e sedãs compactos produzidos e vendidos na China do que por grandalhões clássicos americanos como o Roadmaster, a Buick trouxe para o Salão de Detroit o curioso conceito Wildcat EV, um cupê esportivo compacto e de linhas ousadas.
Apesar do visual bem contemporâneo, os elementos retrô não estão apenas no nome do conceito, que remete a um modelo produzido pela Buick nos anos 1960. O interior está repleto de elementos cromados e detalhes em metal, que estão presentes até no volante.
Mas assim como o conceito da Lincoln, o Buick é uma daquelas máquinas que não foram pensadas para produção, mas para ser uma "vitrine" da futura linguagem de design da marca, que pertence à General Motors.
O conceito de mobilidade tem se tornado mais elástico nos últimos anos e promete se diversificar mais ainda. Dentro desse espírito, o Salão de Detroit de 2022 abriu espaço também para os carros voadores, como também são conhecidas as aeronaves do tipo eVTOL (aviões elétricos de pouso e decolagem verticais).
Uma dessas máquinas mostradas no salão americano é o Air One. Um eVTOL de dois lugares capaz de levar até 250 quilos. São oito motores, que juntos desenvolvem 782 cv e permitem ao One voar a até 250 km/h e percorrer uma distância de 161 quilômetros.
O Air One segue em desenvolvimento: a empresa já conseguiu botar no ar protótipos com 60% do tamanho da aeronave final.