A BMW acaba de lançar a linha 2023 do conversível Z4 Roadster para o mercado internacional. Apresentada ao mundo em 2019, essa terceira geração ganhou retoques visuais externos, ajuste na lista de equipamentos e mudanças no design do interior, com a opção de novos bancos esportivos.
O visual externo muda na dianteira com a troca do design das tomadas de ar no para-choque, que agora remetem ao padrão dos modelos da divisão M. A peça tinha uma grade estilo colmeia e passa a ter apenas um vazado. A seção que acomoda o farol auxiliar acompanha o formato da tomada de ar.
Nas laterais, o Z4 Roadster tem contornos diferentes nas saias e ganha tomadas de ar que também assumem "padrão série M" em todas as versões. Há ainda nova opção de rodas com aros de 19 polegadas exclusivas - mas são opcionais. Na traseira, os defletores da linha esportiva também passa a estar presentes como característica padrão.
A customização do conversível ganha força na linha 2023 com a adição de novas três cores: Thundernight Metálico, Azul Portimão Metálico e Cinza Skyscraper Metálico. As tonalidades se juntam a outras quatro opções que já estavam no portfólio. Outra novidade é a oferta dos faróis Shadowline da série M como opcionais para todas as versões.
No interior, o Z4 Roadster 2023 tem bancos esportivos com apoio de cabeça integrado e revestimento em couro Vernasca, que pode ser nas cores preta, marfim, conhaque ou vermelha magna. A partir das versões M40i e sDrive30i, o interior passa a ter acabamento com mescla de couro e Alcântara. O material recebe costuras em tom de azul.
O volante de todas as versões também muda e passa a ser igual ao da série M, assim como os pedais e o apoio para pé do motorista. A parte interna ainda traz painel 100% digital, central multimídia integrada, assentos com aquecimento e carregador por indução.
A mecânica não foi alterada em relação à linha 2022. Sendo assim, o conversível bávaro segue com duas opções de motor: quatro cilindros 2.0 turbo de 258 cv e 40,78kgf.m de torque, e seis cilindros 3.0, também turbo, de 340 cv e 50,9 kgf.m de torque. Os dois são combinados com um câmbio automatizado Steptronic de dupla embreagem e oito marchas.
O Z4 Roadster é produzido na fábrica da BMW de Graz, na Áustria, e não há previsão para sua chegada ao mercado brasileiro. O conversível chegou ao país primeiramente em 2003 e foi vendido em diferentes versões por aqui, mas atualmente não consta no site oficial da BMW brasileira.