A BMW F 900 R começou a ser produzida na planta do BMW Group em Manaus na última quarta-feira, dia 30 de novembro. A moto estará disponível por aqui em duas versões: Sport, na cor BlackStorm Metallic, e Sport+, na cor Racing Blue. O lançamento da naked para a imprensa está previsto para o dia 13 de dezembro.
Este lançamento, o primeiro de sete até 2025, faz parte do investimento de R$ 50 milhões que a BMW anunciou para o Brasil em outubro deste ano. Com isso, a capacidade de produção da Planta Manaus da BMW vai subir de 15.000 para 19.000 motos por ano. Isso significará um aumento de mais de 25% na unidade, que agora passa a produzir nove modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e a nova F 900 R.
Preço e chegada da moto às concessionárias ainda não foram divulgados pela marca. Especula-se que a nova BMW F 900 R deverá custar em torno dos R$ 70 mil e esteja disponível nas lojas já no primeiro bimestre de 2023.
A F 900 R é a substituta da F 800 R, que foi vendida no Brasil entre 2013 e 2017. Lá fora, a moto foi lançada em novembro de 2019 - ou seja, estamos três anos atrasados. Mas, justiça seja feita, houve uma pandemia mundial no meio do caminho.
As duas versões da nova BMW F 900 R, Sport e Sport+, têm computador de bordo, tomadinha USB e painel com tela de TFT colorida de 6,5 polegadas conectável a smartphone via Bluetooth para permitir navegação por meio de aplicativo próprio (BMW Motorrad Connected), além de receber e fazer ligações e reproduzir música - mas aí é preciso, também, um capacete com pareamento Bluetooth e alto-falantes.
Ambas também são equipadas com ABS nos freios, iluminação full-LED, dois modos de pilotagem (rain e road), ajustes de pré-carga e de retorno do amortecedor traseiro, e ainda regulagens dos manetes de freio e embreagem.
A versão Sport+ tem alguns itens a mais: controles de tração e de freio motor, chave presencial, quickshifter, mais dois modos de pilotagem - dynamic e dynamic pro -, preparação para GPS, ABS pro, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e spoiler inferior.
O motor é o mesmo nas duas opções, claro: o conhecido dois cilindros em linha de 895 cm³, que rende 85 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 8,9 kgf.m a 6.750 rpm.