BMW F 900 R será montada e vendida no Brasil

Confirmada para o país, a roadster já começa a ser produzida este mês e deve chegar às lojas no início do ano que vem

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Roberto Dutra
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Em outubro último revelamos aqui que a linha de montagem de motos da BMW em Manaus completava seis anos de existência e que, para "celebrar a data", a marca anunciou um investimento de R$ 50 milhões na planta. O objetivo era ampliá-la para permitir a produção de sete novos modelos ou versões até 2025.

Com esse investimento, a capacidade de produção da Planta Manaus da BMW vai subir de 15.000 para 19.000 motos por ano. Isso significará um aumento de mais de 25% na unidade, que hoje produz oito modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.

Bmw F 9000 R (4)
A BMW F 900 R foi lançada na Europa em 2019 e agora, três anos depois, chega ao Brasil
Crédito: Divulgação
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Pois o primeiro modelo dessa nova era acaba de ser anunciado: a BMW confirmou que montará lá a F 900 R. A moto virá aumentar a linha de modelos roadster/naked da marca alemã no país, atualmente representada solitariamente pela pequena G 310 R.

Bmw F 900 R 1A produção começa já este mês, mas a chegada da moto às concessionárias nacionais e o preço ainda não foram revelados. O mais provável é que comece a ser vendida no início do ano que vem, com preço em torno dos R$ 70 mil.

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A F 900 R entrou no lugar da F 800 R, que foi vendida no mercado brasileiro entre 2013 e 2017
Crédito: Divulgação
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A F 900 é a substituta da F 800 R, que foi vendida no Brasil entre 2013 e 2017. Lá fora, a moto foi lançada em novembro de 2019 - ou seja, estamos três anos atrasados. Mas, justiça seja feita, houve uma pandemia mundial no meio do caminho. Aqui no Brasil a F 900 R chegará em duas versões - Sport, na cor predominante Black Storm Metallic (preta metálica), e Sport+, na combinação Racing Blue (azul, branca e vermelha).

De série, ambas têm computador de bordo, tomadinha USB e painel com tela de TFT colorida de 6,5 polegadas conectável a smartphone via Bluetooth para permitir navegação por meio de aplicativo próprio (BMW Motorrad Connected), além de receber e fazer ligações e reproduzir música - mas aí é preciso, também, um capacete com pareamento Bluetooth e alto-falantes.

Bmw F 9000 R (1)
O painel segue o "padrão BMW": uma bonita tela de TFT rica em informações e fácil de consultar
Crédito: Divulgação
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As duas também são equipadas com ABS os freios, iluminação full-LED, ABS, dois modos de pilotagem (rain e road), ajustes de pré-carga e de retorno do amortecedor traseiro, e ainda regulagens dos manetes de freio e embreagem.

Mas opção Sport+ tem alguns quitutes a mais: controles de tração e de freio motor, chave presencial, quickshifter, mais dois modos de pilotagem - dynamic e dynamic pro -, preparação para GPS, ABS pro, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e spoiler inferior.

O motor é o mesmo nas duas opções, claro: o conhecido dois cilindros em linha de 895 cm³, que rende 85 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 8,9 kgf.m a 6.750 rpm.

Bmw F 9000 R (6)
O motor é relativamente comportado: dois cilindros em linha, 85 cv de potência e 8,9 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Por fim, o design da moto é relativamente conservador e sem invencionices - o que, aliás, é muito bom. A F 900 R é uma "moto com cara de moto": tem rodas de liga leve com desenho simples, tanque musculoso, abas laterais discretas, farol em forma de diamante, para-lama dianteiro curto e traseiro mais curto ainda, rabeta enxuta e suporte de placa destacado.

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