BMW fará vistoria em motos equipadas com cardã

Motocicletas GS e RT produzidas a partir de 2013 devem ser levadas a uma concessionária para "atualização" e verificação

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Roberto Dutra
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A BMW do Brasil convoca os proprietários das motocicletas R 1.200 GS, R 1.200 GS Adventure, R 1.250 GS e R 1.250 GS Adventure produzidas a partir de 2013, para uma visita à concessionária mais próxima. A fabricante realizará uma "atualização" na balança monobraço e, quando necessário, uma verificação no eixo cardã, que pode apresentar mau funcionamento.

O chamado aqui é uma iniciativa global da BMW Motorrad e, segundo a marca, tem caráter "preventivo". Atingindo mais de 440 mil motos em todo o mundo, a "atualização" consiste na instalação de um dreno no monobraço oscilante. Já a verificação será feita por meio de um sensor que, ao rotacionar a engrenagem cônica da motocicleta, faz uma leitura que indica se a rotação do eixo cardã está correta ou não. Essa análise, eletrônica, será feita com uma ferramenta de diagnóstico BMW.

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O cardã das motos da BMW em raixo-x: bem cuidado, o sistema tem durabilidade muito grande
Crédito: Divulgação
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O tempo médio para a realização do serviço é de 45 minutos, e não tem custos para os proprietários. A BMW diz que dúvidas podem ser sanadas pelo serviço de atendimento ao cliente, no telefone 0800 707 3578, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Já o agendamento deve ser feito nas concessionárias da marca.

Demorou, mas aconteceu

A convocação que a BMW faz, agora, para atualizar e inspecionar a balança monobraço e o eixo cardã de alguns de seus modelos, demorou um bocado - quase 10 anos, para ser mais exato. Desde 2013 há relatos de problemas como infiltração de água na peça através da coifa e a falta de um dreno, o que deixaria acumular água e detritos em um segmento da peça.

Um dos exemplos mais recentes veio do viajante e escritor Ricardo Lugris - um dos ídolos da turma que viaja de moto por longas distâncias. Brasileiro, aposentado e atualmente morando na França, Lugris já fez inúmeras viagens e escreveu livros de especial interesse para motociclistas, como seu best-seller "Montar e partir".

O escritor e motociclista Ricardo Lugris chega ao Alasca  com sua BMW R 1.200 GS: cardã quebrou no caminho
Crédito: Arquivo pessoal / Ricardo Lugris
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Neste momento Ricardo Lugris encontra-se em uma viagem com sua BMW R 1.200 GS  entre Estados Unidos e Canadá, onde almejava chegar ao Alasca. Ainda na ida, o cardã quebrou no encaixe junto ao motor. Felizmente, por um misto de sorte, solidariedade e - justiça seja feita - atitude correta da BMW, ele pôde seguir viagem: transportou a moto quebrada em uma carreta por 1.000 quilômetros até uma autorizada e recebeu da marca alemã, em garantia, um novo cardã. Lugris já chegou ao Alasca e começou o longo retorno.

Diferente de recall

O chamado, no entanto, não é caracterizado como "recall". A BMW diz que é uma "ação técnica" (ou "atualização"). A diferença entre um e outro é que a "ação técnica" é a opção quando se considera que o problema não oferece risco de causar acidente - se isso acontecer, é caso de recall. Curioso é a marca considerar não ser "de risco" um problema que pode gerar a quebra ou o mal funcionamento da peça que leva a tração à roda traseira.

Por outro lado, a iniciativa também não pode ser considerada um "recall branco". Esse nome informal é dado quando um fabricante de veículos resolve um problema crônico de algum modelo apenas "sob demanda": o cliente que for à concessionária reclamar terá a peça trocada gratuitamente. Mas quem não for e/ou não reclamar continuará com a peça original. Não é o caso, já que a BMW vai agir pública e globalmente.

Colaborou: Roberto Dutra

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