Único automóvel elétrico disponível para o consumidor final no Brasil, à venda por R$ 159.950, o BMW i3 acaba de ter a linha 2018 lançada na Europa, que deve desembarcar nos próximos meses aqui. Enquanto a nova geração do hatch não chega, e ela está em desenvolvimento, a marca alemã promoveu discretas mudanças visuais no modelo lançado no fim de 2013 no mercado europeu.
Além disso, o i3 ganhou uma nova versão esportiva, chamada de i3s, mais algumas alterações pontuais. A autonomia das baterias, um ponto crucial quando se trata de veículos elétricos, no entanto, foi mantida em 156 km no modo 100% elétrico e em 290 km quando o hatch vem equipado com o motor estacionário a gasolina, que ajuda a recarregar as baterias.
O i3 já havia recebido baterias maiores e maior autonomia na linha 2017, lançada no ano passado. No entanto, o compacto da BMW ainda está atrás de concorrentes com o Tesla Model 3 e o Chevrolet Bolt, capazes de rodar até cerca de 320 km com uma carga completa.
Visualmente, o i3 agora exibe novo para-choque, com a seção inferior totalmente redesenhada, circundada por uma moldura preta e trazendo luzes diurnas de LEDs no lugar dos faróis de neblina, incorporados ao conjunto ótico principal, agora full-LED. A traseira é quase idêntica à anterior, exceto por detalhes como novo friso, acima da base da tampa do porta-malas, e para-choque reestilizado.
Mas a cereja do bolo é mesmo a versão i3s (foto acima, com pintura vermelha), que traz motor elétrico mais forte, com 186 cv de potência e 27,51 kgf.m de torque, contra 172 cv e 25,43 kgf.m da configuração padrão. Além disso, conta com suspensões mais rígidas e rebaixadas em 1,3 cm, bem como rodas de alumínio de 20 polegadas alargadas também em 1,3 cm. Para completar, o i3 esportivo traz detalhes visuais exclusivos, como acabamento preto brilhante nos para-choques e na grade e molduras escuras nas caixas de roda.
Por dentro, a cabine segue praticamente idêntica, exceto por detalhes como o novo padrão de acabamento Giga World, com couro natural bege combinando com lã cinza - segundo a BMW, 80% dos materiais visíveis no interior são de materiais recicláveis.
O i3 também ganhou nova estação de recarga, a ser instalada na casa do cliente, que agora promete encher quase a totalidade das baterias em três horas, tempo cinco vezes mais rápido que o anterior, de acordo com a fabricante. A BMW também oferece por US$ 400 (cerca de R$ 1,3 mil na conversão direta) um kit de recarga rápida, que é três vezes mais rápido que o padrão, informa a montadora.
Os preços ainda não foram anunciados e devem ser informados no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, ou logo na sequência, próximo ao início das vendas da novidade na Europa.