30Fora das concessionárias desde meados do ano passado, o elétrico BMW i3 volta ao Brasil com a reestilização apresentada há pouco menos de um ano na Europa e mais caro: preços sugeridos a partir de R$ 199.950, valor bem acima dos R$ 160 mil promocionais cobrados pelo modelo anterior. O WM1 já havia antecipado que o hatch movido a baterias retornaria ao país este mês.
Ao todo, são três versões, incluindo a de entrada i3 REX, a intermediária i3 REX Connected (R$ 211.950) e i3 REX Full (R$ 239.950). Os preços já incluem a isenção de IPI (Imposto para Produtos Industrializados) concedida a veículos elétricos.
Todas trazem o extensor de autonomia (identificado) pela sigla REX, um motor compacto de scooter a gasolina que mantém as baterias carregadas quando não houver ponto para recarga próximo. Como anteriormente, a propulsão é totalmente elétrica e o motor a combustão atua apenas como gerador de energia.
Visualmente, o i3 traz mudanças sutis na atualização de meia-vida (o carro foi lançado aqui em setembro de 2014), como para-choques redesenhados. Mas a principal novidade é a maior autonomia graças ao uso de baterias de maior capacidade (33 kWh), que permitem ao i3 rodar até 330 km com o uso do extensor a combustão.
Como anteriormente, o motor elétrico conectado às rodas traseiras rende 170 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, permitindo aceleração de zero a 100 km/h em 8,2 segunndos e velocidade máxima de 150 km/h - a nova versão S, que rende 181 cv e 27,5 kgf.m, não será importada para o Brasil.
A diferença nos preços das três configurações se dá pela oferta de equipamentos de série. A mais barata já traz itens como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia com tela tátil de 10,2 polegadas e assistente de estacionamento.
A mais cara agrega sistemas de assistência à condução como alerta de tráfego cruzado, saída involuntária da faixa, teto solar de cristal e sistema de som da Harman/Kardon.