O SUV elétrico é baseado no conceitual iNEXT, revelado em 2018. O BMW iX - que tem nova arquitetura desenvolvida pelo fabricante para veículos movidos a bateria - começa a ser produzido no segundo semestre do ano que vem, em Dingolfing, na Alemanha.
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Visual
A novidade tem design futurista um tanto quanto polêmico. Na dianteira, o BMW iX tem controversa grade de "duplo rim" parecida com a de lançamentos recentes da marca. Como o sistema elétrico não requer muito ar para resfriamento, a função dela é mais ou menos a de um "painel de inteligência". Câmera, funções de radar e outros sensores ficam integrados à grade.Os faróis afilados mantêm a assinatura dos mais novos modelos da marca. No entanto, a BMW fez leves alterações no desenho a fim de tornar o visual do iX ainda mais futurista. Outro destaque é o capô, com agressivos vincos que convergem para a grade e "escondem" a logomarca do fabricante.
Na traseira, as lanternas também seguem a mesma linha de design dos lançamentos recentes da BMW. As faixas em formato de "L" abrigam luzes de freio e os piscas, que ficam visíveis somente após ativação.
Em sua versão final, o BMW iX terá comprimento do X5, altura do X6 e distância entre-eixos do X7. Segundo a BMW, tais dimensões enfatizam o design minimalista do SUV 100% elétrico.
Interior
Por dentro o BMW iX tem a mesma proposta minimalista do exterior. Destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia integradas, que dão visual mais limpo ao habitáculo. As telas são de 12,3'' e 14,9'', respectivamente.Destaque também para o volante hexagonal e para o seletor iDrive, feito de vidro e com superfície tátil. Além disso, alto-falantes integrados ficam fora do campo de visão dos ocupantes e botões foram trocados por comandos de voz. Tudo isso foi feito com o objetivo de tornar o habitáculo mais, segundo a BMW, "intimista e familiar".
Desempenho
O BMW iX virá equipado com dois motores, que, juntos, entregam "mais de 500 cv de potência", ou 375 kilowatts. A tração do utilitário será integral. De acordo com o fabricante, o SUV será capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.No ciclo de condução europeia WLTP, a autonomia do BMW iX é de até 600 km com uma única carga. No ciclo FTP-75, adotado nos Estados Unidos, o modelo pode rodar cerca de 480 km.
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As baterias do novo SUV da BMW têm capacidade superior a 100 kWh. Segundo o fabricante, elas podem ser totalmente recarregadas em menos de 11 horas. No entanto, surpreende mesmo a compatibilidade com carregadores rápidos, que permitem que o utilitário recarregue até 70% da capacidade da bateria em 40 minutos. E mais: uma única carga de 10 minutos adiciona 120 km à autonomia do veículo.
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