Depois de nove anos, a BMW voltará ao Le Mans Classic com o conhecido M1 Group 4. O modelo será pilotado no circuito La Sarthe pelo trio original das 24 horas disputadas em 1981 - formada pelo Príncipe Leopoldo da Baviera, e mais os pilotos Christian Danner e Peter Oberndorfer.
A aparição do trio, na última semana, na porta do Spatenhaus, em Munique, na Alemanha, ao lado do carro pintado nas cores clássicas "Münchener Wirtshoys", faz parte da prévia das corridas, da mesma forma que era feita na década de 80.
A iniciativa de trazer o time clássico também comemora o centenário de Le Mans, o 50º aniversário da presença da BMW na França e o aniversário do príncipe Leopoldo, que completa 80 anos nesta quarta-feira (21).
O M1 usado pelo grupo tem motor com seis cilindros em linha e 3.5 litros, capaz de render até 470 cv de potência. Com ele, o modelo das pistas, que era baseado no carro de produção, conseguia acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, e chegava à velocidade máxima de 310 km/h.
A reunião da equipe clássica para a prova de Le Mans inicia ainda o período de exposição de ícones da BMW nas corridas de Le Mans, no Musée des 24 Heures du Mans (Museu das 24 horas de Mans).
Uma das presenças confirmadas é a do BMW V12 LMR, vencedor da prova geral de 24 Horas de Le Mans em 1999, além do BMW Art Car, o 3.0 CSL de 1975, criado por Alexander Calder. E ainda o M3 GT2 Art Car de 2010, assinado por Jeff Koons.