Agora é pra valer: nossas fontes junto a concessionários confirmaram que a BMW R18 custará mesmo R$ 139.900, conforme antecipamos aqui no WM1 no início deste mês. A moto será apresentada oficialmente à imprensa na semana que vem e, por conta disso, deverá chegar aos concessionários para vendas efetivas até o fim do mês de agosto.
É o preço que esperávamos. As custom mais simples da concorrente Harley-Davidson, hoje, ficam na faixa dos R$ 110.000 a R$ 120.000, com montagem em Manaus. A R18 virá importada - ou seja, com valor convertido de euros mais taxas, e sem as isenções da montagem local. Se fosse assim, poderia custar até uns 30% menos. Como não é o caso, podemos considerar que a BMW conseguiu um preço competitivo.
A R18 será importada porque é um modelo de nicho, voltada para quem gosta de custom e busca mais exclusividade do que as Harley-Davidson proporcionam (na referência de cada um). Vale destacar que o segmento custom, no Brasil, tem volumes bem pequenas: responde por apenas 0,5% do mercado total. Por isso a moto virá em pequenos lotes.
Inspirada na linda BMW R5 de 1936, a R18 é empurrada por um motor de dois cilindros contrapostos (boxer) e refrigerado a ar e óleo. Tem 1.802 cm³ de capacidade cúbica, 91 cv de potência a 4.750 rpm e 16,3 kgf.m de torque a 3.000 rpm. O câmbio tem seis marchas com secundária por eixo cardã. As suspensões são tradicionais, com garfos telescópicos na frente e um monochoque atrás, escondido ao estilo "rabo duro". Segundo a BMW, a R18 chega à velocidade máxima de 177km/h.
Os pneus têm medidas 120/70 R19 na frente e 180/65 R16 atrás, enquanto os freios têm disco duplo na frente e simples atrás - todos com 300 mm. Ambos agregam quatro pistões e ABS. Com compridos 2,43 m de comprimento, a R18 pesa 345 quilos em ordem de marcha, mas sua pilotagem será fácil até para condutores de baixa estatura: o banco está a apenas 70 cm do solo - distância menor que em muitas motoquinhas urbanas.