O BMW Série 3, que está em sua sétima geração, ganhou uma reestilização de meia vida lá fora, que deve desembarcar por aqui em breve - vale lembrar que o modelo é feito nacionalmente, na fábrica da marca bávara em Araquari (SC), embora também tenha produção em Munique (Alemanha), San Luis Potosí (México) e Shenyang (China).
Resumidamente, há retoques no design externo e a cabine ganha uma super tela - no mesmo estilo que a utilizada pelo SUV elétrico iX. Curiosamente, a grade não seguiu a filosofia vista em modelos como os novos Série 4, Série 7, X7 e no próprio iX e manteve o formato atual, com leves ajustes no para-choques, faróis com novo formato e novas entrada de ar e moldura dos faróis de neblina.
Ainda em termos de design, vale dizer que a concentração de alterações foi mais focada na parte dianteira, já que nas laterais o carro passa a contar somente com novas rodas e na traseira o para-choques recebe nova formatação de peças - note, pelas lanternas, que as mudanças foram bem suaves quando o carro é visto de traseira.
Mas o carro tem novas cores. Segundo a BMW, a paleta tem novas tonalidades, inclusive os tons de cinza "Skyscraper Metallic", "Brooklyn Metallic" e as especiais "Frozen Pure Metallic" (também cinza) e o azul chamado de "Frozen Tanzanite Metallic".
Agora vamos para o painel: a primeira coisa que chama a atenção é a tela gigante atrás do volante que une as funções do quadro de instrumentos aos comandos da central multimídia. São duas telas de alta resolução: a primeira tem 12,3 polegadas; a segunda, ao centro do painel, tem 14,9 polegadas e roda o sistema de entretenimento mais moderno da empresa, já com software iDrive 8.
Mas não é só isso: lá fora, a partir de agora, o Série 3 (que longe do Brasil tem versões em carroceria sedã e perua) passa a oferecer ar-condicionado de três zonas com função automática; retrovisores fotocrômicos; sensores de estacionamento para todos os lados e sistema de navegação nativo.
O carro também já sai de fábrica em todas as configurações com sistemas semiautônomos para auxílio ao motorista, que inclui alerta de colisão frontal com sistema de frenagem automática; piloto automático adaptativo (ACC); alerta de mudança de faixa e limitador de velocidade, entre outros.
O Série 3 seguirá com as motorizações dos sobrenomes 318i, 320i, 330i, 318d, 320d, 330d, 320e e 330e, além das mais potentes 340i e 340d. No Brasil, o modelo não deve ter alteração e seguirá com motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgf.m de torque, além do 3.0 turbo de 6 cilindros em linha com 387 cv e 50,9 kgf.m de torque nas versões mais caras.
Por ora, estimamos que a novidade deva chegar por aqui entre o final deste ano e começo de 2023, como atualização de linha, já que fazer um produto localmente demande mais tempo e dinheiro.