Em 16 de Fevereiro de 1967 era apresentando no Brasil o Ford Galaxie. Primeiro carro de luxo produzido no Brasil, o Galaxie foi pioneiro em conforto e sofisticação no mercado nacional. Ele se destacava pelo tamanho imponente, com de seus 5,33 metros de comprimento.
O modelo também trazia dois bancos inteiriços, que mais pareciam confortáveis sofás e itens de luxo como direção hidráulica, ar-condicionado e câmbio automático. Por isso, passou a ser o sonho de consumo dos mais abonados da época, como empresários e políticos. Personalidades como Juscelino Kubitschek e o papa João Paulo II foram transportados por um Ford Galaxie.
Não só naquela época, mais hoje em dia também, os cromados se tornaram símbolo de sofisticação. Quanto mais brilho um carro tivesse, mais “importante” ele era. O Galaxie, como símbolo máximo de sua época abusava nesse quesito, ostentando cromados em todas as partes possíveis. Ao longo dos anos outras versões foram lançadas.
Este LTD conta ainda com direção hidráulica, ar-condicionado e rádio Philco original de época
Em 1976 aconteceram as primeiras alterações mais marcantes no design, principalmente na dianteira e traseira do carro. Essas duas modificações já foram suficientes para dar um novo fôlego ao Galaxie. Os faróis ficaram posicionados na horizontal com lanternas nas extremidades. O desenho foi inspirado no Lincoln Continental, o modelo mais sofisticado da divisão de luxo da Ford nos EUA. A família foi desmembrada em três modelos: o 500, mais simples e com grade dianteira na horizontal, o LTD o modelo intermediário e o Landau que assumiria o topo de linha. Esse último modelo ficou muito parecido com o LTD, mudando na carroceria apenas o vidro vigia traseiro, que no Landau era pequeno e no LTD grande.
A partir de 1980, a Ford só disponibilizou para o mercado brasileiro dois modelos: o LTD e o Landau. Itens de série exclusivos do Landau como: duplo escapamento, cintos dianteiros de três pontos retrateis, luz de lanterna nos pára-lamas traseiros e barra estabilizadora na suspensão traseira passaram a ser de série no também no LTD. No ano de 1981 finalizou-se a fabricação do modelo LTD e em fevereiro 1983, foi à vez do Landau.
Após algumas pesquisas com amigos do Galaxie Clube, descobrimos que este exemplar mostrado na reportagem foi fabricado em Setembro de 1981. O nome oficial da sua cor é Azul Gemini e ele traz o teto de vinil preto de fábrica. O carro foi vendido 0KM na extinta concessionária Ford Boris, em Campinas, interior de São Paulo. Equipado com o clássico motor V8 302, que trabalha em conjunto com o câmbio automático de três velocidades. "Este LTD conta ainda com direção hidráulica, ar-condicionado e rádio Philco original de época", afirma o atual proprietário e colecionador de autos antigos, Thiago Antonio De Gennaro.
Vale lembrar que durante todo este ano diversas comemorações marcam os 50 anos do Ford Galaxie no Brasil. Colecionadores e entusiastas do modelo estão percorrendo todo o País para demonstrar a paixão e carisma por esse grande clássico nacional que jamais será esquecido por nós.
Por Fernando A. De Gennaro