Bugatti e Rimac se fundem para criar hipercarros

Start-up croata de carros elétricos assume controle da famosa marca francesa do Grupo Volkswagen e cria a Bugatti-Rimac

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Redação WM1
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Start-up croata de carros elétricos, a Rimac, assumiu o controle da famosa marca francesa Bugatti, de acordo com nossos parceiros australianos da Motoring. Segundo a publicação, a empresa agora tem participação majoritária de 55% da recém-formada Bugatti-Rimac. Ainda de acordo com a nota, o Grupo Volkswagen confirmou que manteria participação de 45% da nova joint-venture.

Apesar da fusão, como parte do acordo, as marcas continuarão sendo desenvolvidas e identificadas separadamente, embora a Bugatti deva trocar seu motor W16 quadriturbo tradicional de seus modelos para um trem de força puramente elétrico e desenvolvido pela Rimac.

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Como será a parceria?

Uma nova empresa, chamada Rimac Technologies, também será formada para desenvolver e vender conjuntos elétricos e tecnologia de direção autônoma para fabricantes de automóveis. Vale lembrar que no passado a Rimac já fez negócio com Hyundai, Ferrari, Mercedes-Benz e Aston Martin.

Mate Rimac, o fundador da Rimac de 33 anos, foi confirmado o CEO das três empresas (Bugatti, Rimac e Rimac Technologies) e manteve a maior participação de 37% na nova subsidiária conhecida como Rimac Group, com a Porsche sendo o segundo maior acionista (24%) e a Hyundai em terceiro lugar, com 12% do negócio.

Após a formação das joint-venture, o Rimac Group mudará para um escritório de US$ 240 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em Zagreb, capital da Croácia, o que deve ocorrer em 2023, de acordo com as estimativas - mas a Bugatti permanecerá baseada na fábrica da montadora em Molsheim, no leste da França.

Bugatti e Rimac fecham parceria e farão hipercarros elétricos nos próximos anos
Crédito: Divulgação
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Volks ia fechar a Bugatti?

Antes do surgimento da parceria, havia rumores de que algumas "facções" de dentro do Grupo VW estavam prontas e dispostas a fechar a porta da fabricante de automóveis francesa de 112 anos por causa dos custos astronômicos envolvidos no desenvolvimento de um substituto para o Chiron.

Atual presidente da Porsche, Oliver Blume, comentou sobre o assunto: “Estamos combinando a forte experiência da Bugatti em hipercarros com a força da Rimac no campo da eletromobilidade. A Bugatti está contribuindo com uma marca rica em tradição, produtos icônicos, uma base de clientes e uma rede global. Além da tecnologia, a Rimac terá novos desenvolvimentos e abordagens organizacionais".

"Passamos por tanta coisa em muito pouco tempo, mas este novo empreendimento leva as coisas a um nível completamente novo", completou Mate Rimac, o novo chefão de todo o esquema. Como será que serão os novos modelos dessa parceria?

Próximo carro da Bugatti deverá deixar de usar o motor W16 quadriturbo para adotar um totalmente elétrico
Crédito: Divulgação
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