Bugatti Mistral: o último de sua espécie

Marca francesa revela a versão final do roadster que é o último dos hipercarros da empresa equipados com o motor W16

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Bugatti Mistral: o último de sua espécie
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Como tornar um carro exclusivíssimo ainda mais exclusivo? A Bugatti deu um passo além e mostrou a versão definitiva do Mistral, um roadster baseado no Chiron e que foi criado especificamente para ser o último (hiper) carro de rua da marca francesa equipado com o motor W16.

Serão produzidas apenas 99 unidades do Mistral, carro que foi mostrado pela primeira vez em agosto de 2022. Todos os exemplares serão equipados com a variação de 1.600 cv do motor 8.0 com 16 cilindros em W, criado pelo Grupo Volkswagen (dono da Bugatti) lá em 2005 para equipar o Veyron.

02 Bugatti W16 Mistral Roadster
Assim como o Chiron, o roadster Mistral tem motor central-traseiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Esse motor é impressionante em todos os sentidos, já que é uma usina de força com 'míseros' quatro turbos e 64 válvulas. E que (infelizmente), seguindo a tendência da indústria, dará espaço para um conjunto motriz eletrificado.

A Bugatti destaca que o trabalho de transformar o Chiron em um roadster foi mais complicado que "apenas" a retirada do teto. O objetivo não era ter apenas um conversível, mas garantir que a máquina fosse capaz de atingir 420 km/h de velocidade máxima e ainda se comportasse como o hipercarro fechado ao volante.

O cuidado com os detalhes dá ao Mistral um visual que lembra o daqueles relógios das grifes de luxo
Crédito: Divulgação
toggle button

Para isso, a estrutura do Chiron sofreu modificações pesadas, com o uso de materiais compósitos ultra resistentes para reforçar a estrutura e manter o peso do conjunto baixo. Até as portas foram retrabalhadas, para serem ainda mais capazes de absorver impactos laterais.

Com todas essas mudanças, a carroceria do Mistral ganhou linhas exclusivas e mais arredondadas que a do Chiron, além de novas entradas de ar para garantir que o motor W16 siga respirando com a mesma saúde.

O Mistral tem um sistema de som exclusivo para garantir a diversão musical mesmo com a capota baixa
Crédito: Divulgação
toggle button

Para completar, a Bugatti ainda mexeu na cabine, com novos materiais e painéis de porta redesenhados, além de um sistema de som exclusivo para garantir uma excelente qualidade sonora mesmo com a capota aberta.

Como é praxe nesses hipercarros, as 99 unidades do Mistral já estavam vendidas antes mesmo de a Bugatti mostrar o carro de produção. E cada comprador pagou a bagatela de 5 milhões de euros - ou cerca de R$ 27 milhões na cotação atual. Uma máquina para poucos, pouquíssimos, raríssimos sortudos.

Veja o recorde de velocidade do Bugatti Chiron com o piloto Juan Pablo Montoya:

Comentários
Wid badge