No período de férias, boa parte dos brasileiros opta por tirar alguns dias de descanso no enorme litoral do país. Nas regiões de praia, os buggys são reis. E é muito provável que você já tenha sonhado em ser proprietário de um veículo desse tipo.
Com carroceria de fibra de vidro, esses veículos são produzidos desde a década de 60. A primeiras carrocerias chegaram vindas dos EUA. Depois, o modelo começou a ser feito por aqui. Em sua maioria, eram feitos sobre o chassis do Fusca, do qual compartilham também o motor, câmbio, suspensão, freios e etc.
Também é do Fusca que os buggys herdam a facilidade de transitar em territórios diferentes, como a areia das praias. O baixo peso, associado a tração traseira, pneus grandes e bom torque do motor boxer possibilitam que esses veículos encarem dunas por todo o Brasil, especialmente no nordeste.
Conforme os anos passaram, os buggys brasileiros começaram a ter chassis próprio, feito de forma tubular, para deixá-los ainda mais leves e seguros.
Produzidos até os dias de hoje, os buggys, atualmente, são feitos por encomenda por algumas marcas que mantém viva a tradição desses veículos praieiros. Sem portas, tecnologias ou acabamentos diferenciados, a principal distinção entre os primeiros buggys e os modelos atuais, além do visual, é a motorização.
Os modelos mais modernos ainda utilizam mecânica Volkswagen, mas refrigerada a água e compartilhada com modelos mais novos, como Gol e Fox.
Os modelos 0 km têm preço sob consulta, mas o mercado de usados tem exemplares que variam de R$ 24 mil a R$ 68.900.