O canal de notícias da Webmotors

Buggy: o sonho de consumo das férias na praia

Feitos, em sua maioria, sobre o chassis do Fusca, modelos tem até versões modernas, com motores mais potentes

por Fabio Perrotta Junior

No período de férias, boa parte dos brasileiros opta por tirar alguns dias de descanso no enorme litoral do país. Nas regiões de praia, os buggys são reis. E é muito provável que você já tenha sonhado em ser proprietário de um veículo desse tipo.

Veja ofertas de buggys BRM anunciados na Webmotors
Com carroceria de fibra de vidro, esses veículos são produzidos desde a década de 60. A primeiras carrocerias chegaram vindas dos EUA. Depois, o modelo começou a ser feito por aqui. Em sua maioria, eram feitos sobre o chassis do Fusca, do qual compartilham também o motor, câmbio, suspensão, freios e etc.
Também é do Fusca que os buggys herdam a facilidade de transitar em territórios diferentes, como a areia das praias. O baixo peso, associado a tração traseira, pneus grandes e bom torque do motor boxer possibilitam que esses veículos encarem dunas por todo o Brasil, especialmente no nordeste.


Conforme os anos passaram, os buggys brasileiros começaram a ter chassis próprio, feito de forma tubular, para deixá-los ainda mais leves e seguros.
Veja oferta do buggy Wake anunciado na Webmotors
Produzidos até os dias de hoje, os buggys, atualmente, são feitos por encomenda por algumas marcas que mantém viva a tradição desses veículos praieiros. Sem portas, tecnologias ou acabamentos diferenciados, a principal distinção entre os primeiros buggys e os modelos atuais, além do visual, é a motorização.

Os modelos mais modernos ainda utilizam mecânica Volkswagen, mas refrigerada a água e compartilhada com modelos mais novos, como Gol e Fox.
Os modelos 0 km têm preço sob consulta, mas o mercado de usados tem exemplares que variam de R$ 24 mil a R$ 68.900.

Comentários

Carregar mais