A fabricante chinesa BYD anunciou na manhã desta segunda-feira (9) uma série de novidades para o mercado brasileiro.
Agora dona da fábrica que era da Ford em Camaçari (BA), a empresa afirmou que os três principais produtos da empresa — e também os atuais três mais baratos — Dolphin, Yuan e Song serão feitos no país nos próximos anos, junto com uma série de novos caminhões e ônibus elétricos.
Tem mais: Stella Li, vice-presidente global da empresa e CEO da BYD nas Américas, confirmou que a empresa fará amplos investimentos na fábrica, com forte aposta em uma futura tecnologia híbrida flex e até na criação de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento.
Segundo a executiva, o objetivo é transformar o polo de Salvador-Camaçari em uma espécie de “novo Vale do Silício” na América do Sul.
A gigante chinesa também afirmou que o investimento feito no local, de mais de R$ 3 bilhões, deve gerar mais de cinco mil empregos diretos.
A meta é poder produzir até 150 mil carros por ano.
As instalações devem começar a ficar prontas no final de 2024. A previsão é de que as unidades iniciais possam começar a sair da linha de montagem baiana entre a virada dos anos de 2024 para 2025.