A BYD fará um recall de 96.714 unidades de Dolphin e Yuan Plus a partir desta segunda-feira, 30 de setembro. A anúncio foi feito pela fabricante através de um comunicado publicado na Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China (SAMR). Os carros vendidos do Brasil estão fora deste recall, de acordo com a própria montadora.
De acordo com a SAMR, o capacitor do controlador da coluna da direção elétrica pode sofrer, em determinadas situações, microfissuras que podem se expandir durante o uso do veículo. Com isso, podem provocar curtos-circuitos ou sofrer superaquecimento e, consequentemente, há risco de incêndio. Como há a risco de morte do motorista e passageiros, o recall torna-se necessário.
A Webmotors entrou em contato com a BYD, que informou que os carros da marca vendidos no Brasil não estão envolvidos na convocação.
Veja nota na íntegra da BYD:
Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.