O Dolphin Mini se tornou em agosto o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024, deixando para trás o irmão Dolphin. No entanto, o bom desempenho do pequeno BYD no mês passado é um sinal claro de encrenca pesada para dois modelos da Stellantis: Citroën C3 e Peugeot 208.
De acordo com dados divulgados na terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Dolphin Mini emplacou 2.298 unidades, totalizando 12.834 nos primeiros oito meses do ano.
O C3 registrou apenas 1.899 unidades comercializadas, atingindo um total de 14.140 – diferença de apenas 1.306 carros. O 208, por sua vez, vendeu 1.914 unidades em agosto e, em 2024, totaliza 14.152 carros emplacados - somente 1.318 a mais que o Dolphin Mini.
No acumulado do ano, o Dolphin Mini fica atrás da dupla francesa. No entanto, quando levamos em consideração somente as vendas no varejo, o Dolphin Mini supera C3 e 208. Enquanto o BYD registra 12.256 emplacamentos no varejo, o Peugeot atinge 9.251 e o Citroën, 8.194.
Ou seja: para se manter à frente do modelo chinês, a dupla francesa precisará se empenhar ainda mais nas vendas diretas, onde o BYD tem desempenho fraquíssimo.
Totalmente fora dessa disputa entre BYD Dolphin Mini, Citroën C3 e Peugeot 208, o Volkswagen Polo segue absoluto como líder de vendas entre os hatches no Brasil em 2024.
O modelo da marca alemã já acumula 84.678 unidades comercializadas no ano, contra 60.043 do segundo colocado, o Chevrolet Onix. O Hyundai HB20 fecha o pódio com 57.026 emplacamentos, mas já sofre um calor do Fiat Argo, com 56.052 unidades vendidas.
Volkswagen Polo – 84.678 unidades
Chevrolet Onix – 60.043 unidades
Hyundai HB20 – 57.026 unidades
Fiat Argo – 56.052 unidades
Fiat Mobi – 43.810 unidades
Renault Kwid – 33.775 unidades
Toyota Yaris – 17.524 unidades
Peugeot 208 – 14.152 unidades
Citroën C3 – 14.140 unidades
BYD Dolphin Mini – 12.834 unidades