O BYD Dolphin Mini foi "o cara" dos elétricos no Brasil em 2024, sendo o carro mais vendido do país levando em consideração não apenas os veículos 100% elétricos, mas também os híbrido.
De acordo com dados fornecidos pela JATO Dynamics, o Dolphin Mini emplacou 21.968 unidades no ano passado. Detalhe: o hatch subcompacto chegou ao país no final de janeiro, tendo apenas 11 meses completos de vendas, ao contrário de rivais diretos como o irmão maior Dolphin e o GWM Ora 03 que tiveram o ano inteiro de emplacamentos.
E as possibilidades de em 2025 o Dolphin Mini ampliar seu domínio existem, pois a BYD já confirmou que o modelo será produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, a partir deste ano. Ou seja, o volume de unidades para entrega será maior que o atual - lembrando que o Dolphin Mini é importado da China.
Na segunda colocação em 2024 ficou o eletrificado mais vendido de 2023. Estamos falando do SUV híbrido plug-in BYD Song Plus, com 18.033 unidades comercializadas. O grandalhão teve um bom primeiro semestre, mas desde julho, com a chegada do Song Pro, sua performance perdeu força.
Completando o pódio na terceira posição ficou o GWM Haval H6, com 17.912 SUVs emplacados de janeiro a dezembro, mostrando um desempenho de vendas constante durante todo o ano. Aqui não estamos considerando o Haval H6 GT, que no ano teve 4.981 emplacamentos.
Carro totalmente elétrico mais vendido e. 2023, o BYD Dolphin acabou despencando para a quarta posição com 15.213 carros novos comercializados. Seu desempenho acabou sendo muito atrapalhado pelo Dolphin Mini, que chegou roubando muitos clientes do hatch maior.
No meio dos chineses, ocupando a quinta colocação, ficou o Toyota Corolla Cross híbrido. Somente as duas versões do SUV da marca japonesa somaram 13.458 unidades em 2024. O modelo teve bom ritmo nos emplacamentos, mas perdeu força nos meses finais do ano com a chegada do Song Pro.
E por falar no Song Pro, o SUV híbrido plug-in chegou em julho e rapidamente decolou em vendas, atingindo mais de 4 mil unidades só em dezembro, se tornando o carro eletrificado mais emplacado no período. Já no acumulado do ano, o Song Pro soma 9.641 unidades vendidas, o que lhe garantiu um interessante sexto lugar entre os eletrificados mais vendidos de 2024.
Para 2025, com produção local (será feito em Camaçari, assim como o Dolphin Mini) e sistema híbrido-flex, a tendência é que o Song Pro seja dominante. Vamos ver...