O BYD Dolphin voltou ao posto de carro elétrico mais vendido do Brasil em um único mês. Em junho, o hatch da marca chinesa registrou 1.514 emplacamentos, deixando para trás o irmãozinho Dolphin Mini, que não passou das 1.318 unidades comercializadas no mesmo período. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A retomada do trono por parte do Dolphin pode ser encarada como uma vingança fraterna, já que o hatch foi desbancado exatamente pelo Dolphin Mini, que liderou o ranking dos carros elétricos mais vendidos do País nos três últimos meses (março, abril e maio) com números realmente expressivos de emplacamentos.
De maio para junho, o Dolphin apresentou um crescimento interessante de 32,2%. O Dolphin Mini, por sua vez, fez o caminho contrário, tendo uma retração de 37,2% de um mês para o outro.
Já no acumulado do ano, o Dolphin mantém a liderança de carro elétrico mais vendido. Nos seis primeiros meses do ano, o hatch obteve 9.608 unidades emplacadas enquanto o Dolphin Mini ficou nas 9.050.
Você errou caso tenha respondido Dolphin ou Dolphin Mini. O BYD mais vendido do Brasil em 2024, até o momento, e o SUV híbrido plug-in Song Plus. O modelo, que foi o mais comercializado pela marca em junho com 1.911 unidades, soma de janeiro a junho deste ano um total de 10.038 emplacamentos.
Os números do Song Plus podem ser justificados com o trabalho da rede da BYD para desovar as unidades 2023/2024, já que ainda este mês devem chegar às concessionárias da marca o BYD Song Plus com bateria nova e maior, resultando em uma autonomia de aproximadamente 1.200 km.