O fato de a BYD ter chegado a 10 milhões de unidades produzidas, como você viu aqui no WM1, não foi à toa. No penúltimo trimestre deste ano, de agosto a outubro, a BYD e a Geely, outra gigante chinesa, superaram marcas tradicionais japonesas no número global de vendas.
As informações são do grupo Motor1 global. Foi a primeira vez que duas das principais fabricantes chinesas entraram no Top 10 de marcas mais vendidas globalmente.
Vale salientar, no entanto, que o mercado mundial de automóveis caiu 2,7% no período, quando aproximadamente 22 milhões de unidades foram emplacadas. As duas chinesas cresceram - e continuam crescendo -, enquanto as americanas e europeias caíram.
Veja abaixo como ficou a lista, quando comparados os terceiros trimestres de cada empresa de 2024 com o de 2023:
1. Toyota (queda de 3,8%)
2. Grupo Volkswagen (-7%)
3. Grupo Hyundai (-3%)
4. Stellantis (-21%)
5. GM (-13%)
6. BYD (crescimento de 38%)
7. Ford (+1%)
8. Honda (-12%)
9. Geely (crescimento de 20%)
10. Nissan (-3%)
Repare que só as duas marcas chinesas e a Ford "cresceram" neste penúltimo trimestre do ano, enquanto empresas tradicionais como os Grupos Stellantis (dono de marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, Ram etc.) e General Motors (Chevrolet, Cadillac, GMC etc.) registraram quedas de dois dígitos.
Isso mostra que o consumidor está cada vez mais disposto a apostar em marcas chinesas e, ao mesmo tempo, em empresas com foco mais tecnológico e sustentável. E não, não estamos dizendo que as empresas tradicionais não investem nisso, mas que, sim, as chinesas assumiram a vanguarda nesse aspecto.
Se considerarmos dados de vendas das duas chinesas contra os das marcas europeias, olha só: BYD e Geely cresceram 10%, enquanto Volks e Stellantis caíram 11%. Na comparação com 2023, a participação de marcas chinesas no mix mundial de vendas cresceu de 20,8% para 23,6%. Quase 1/4 dos carros vendidos no mundo é chinês.
A BYD, aliás, está bem próxima de superar as vendas globais de Stellantis e GM nos próximos meses. A marca produziu 5 milhões de unidades nos últimos 15 meses. A Geely - dona de Volvo, Zeekr e Polestar - emplacou 811.800 unidades nesse período, superou a Nissan e removeu a Suzuki do Top10.
O jornalista viajou à China a convite da BYD