BYD: fábricas na Bahia começam a operar em 2024

Fabricante chinesa divulgou detalhes dos seus planos para o seu futuro complexo industrial em Camaçari (BA)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD: fábricas na Bahia começam a operar em 2024
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BYD detalhou nesta terça-feira (4) os seus planos para o seu futuro complexo industrial em Camaçari (BA), que deve começar a operar no segundo semestre de 2024 sob o comando do grupo industrial chinês.

A BYD vai investir R$ 3 bilhões na estruturação dessa unidade industrial da Bahia, que será composta por três fábricas: uma dedicada à produção de chassi para ônibus e caminhões elétricos, outra para a montagem de carros elétricos e híbridos (com capacidade inicial de 150 mil unidades/ano) e a terceira voltada para o processamento de lítio e ferro fosfato para a produção de baterias.

Byd Han
O sedã BYD Han é um dos carros elétricos oferecidos pela marca chinesa no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Atualmente, a gama de automóveis da BYD no Brasil inclui os carros elétricos D1 EV, eT3, Dolphin, Yuan Plus EV, Han EV e Tan EV, além do híbrido plug-in Song Plus DM-i. Mas a marca não detalhou quais modelos vão inaugurar a linha de montagem brasileira.

A expectativa da BYD - que além de fazer automóveis é um dos maiores fabricantes de baterias para carros elétricos no mundo - é de que o complexo de Camaçari (BA) gere mais de 5 mil empregos.

O grupo industrial chinês já tem outras fábricas em operação no Brasil: duas em Campinas (SP), dedicadas à montagem de ônibus e à produção de módulos fotovoltáicos, e uma em Manaus (AM), para a fabricação de baterias de fosfato de ferro-lítio.

Antiga fábrica da Ford?

A grande dúvida é se a BYD vai realmente assumir o controle do antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) ou construir três fábricas do zero. Oficialmente, a marca do oval confirma que está em negociações para a venda, embora ainda não exista "nada de concreto para anunciar".

Apesar disso - e do posicionamento oficial da BYD não citar o nome da Ford - o porte do empreendimento e o curto prazo para o início da operação do novo complexo industrial, tudo indica que os chineses realmente devem assumir o controle das antigas instalações da Ford.

Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!

VÍDEO RELACIONADO

Tags:BYD
Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório