BYD King: cinco qualidades únicas do sedã híbrido

Comparado ao líder Toyota Corolla, elencamos cinco qualidades que só o novato recém-chegado da marca chinesa oferece

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André Deliberato
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O BYD King chegou ao Brasil com pretensões nada tímidas: incomodar as vendas do Toyota Corolla, simplesmente o sedã médio mais vendido do país - e o carro mais emplacado de todos os tempos.

A estratégia da marca chinesa, que já tem um carro no topo do pódio - o Song Plus, que neste ano é o SUV híbrido plug-in mais vendido do mercado -, foi bem clara: o King é mais barato, anda mais e bebe menos que o principal rival.

Está na dúvida entre um dos dois? Não se preocupe: nós, do WM1, elaboramos dois conteúdos inéditos, em duas reportagens distintas, com cinco pontos positivos sobre cada um deles. Nesta daqui, você confere cinco virtudes que só o BYD King tem em relação ao clássico concorrente.

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Byd King Ext (35)
O BYD King chegou ao mercado brasileiro com a ambição de enfrentar o best-seller Toyota Corolla
Crédito: Divulgação
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Cinco exclusividades do BYD King

1. Motor mais forte

O King híbrido plug-in foi apresentado em duas versões, ambas movidas por um conjunto que une um motor 1.5 a outro elétrico, embora com tamanhos - e potências - de bateria diferentes.

O BYD King GL, de entrada, tem 209 cv e 8,3 kWh; já o King GS, mais caro, tem 235 cv e bateria com 18,3 kWh de capacidade. Para comparação, o Corolla híbrido tem 122 cv e bateria com apenas 1,3 kWh.

Isso se reflete na prática: enquanto o King acelera de zero a 100 km/h em 7,9 s na versão GL e 7,3 s na GS, o Corolla precisa de 12 segundos para atingir a mesma velocidade. É muita diferença.

2. Melhores números de consumo

O tamanho da bateria também se reflete nos números de consumo. O King, que bebe só gasolina, consegue fazer, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, consumo médio de 25,6 km/litro.

O Corolla é flex e talvez isso seja um atrativo. Mas os números são inferiores: 11,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol; 17,9 km/l e 15,4 km/l, respectivamente, com gasolina.

Na prática, a diferença é ainda mais sentida na autonomia: o Corolla consegue fazer rodar  770 quilômetros com gasolina na cidade; já o BYD King promete autonomia combinada de 1.200 km.

Byd King Int (9)
O BYD King tem cabine mais futurista e tecnológica que a do Corolla, mas há quem prefira o tradicional
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3. Cabine mais tecnológica

Veja o painel do Corolla e o do King e perceba que há uma geração de diferença entre os carros. O do BYD é mais moderno, tecnológico e até futurista, enquanto o do Corolla é mais clássico e, de certo modo, mais conservador.

O King vem com central multimídia giratória de 12,8 polegadas com CarPlay e Android Auto, wi-fi integrado, aplicativo para acesso sem a chave, painel digital de 8,8 polegadas, câmera 360° de alta definição e duas tomadinhas USB-A frontais, além de mais duas traseiras.

4. Preço mais atraente

Outro fator que pode ser decisivo é o preço. E nesse aspecto o BYD King sai na frente: custa R$ 175.800 na versão GL, de entrada, e R$ 187.800 na GS, mais cara - e vale lembrar que, para quem fez a reserva antes da estreia, os valores eram R$ 6 mil mais baratos (ou seja, R$ 169.800 e R$ 181.800).

Mesmo mais caras, nenhuma das versões custa mais que a configuração mais barata do rival, que pede um bom valor a mais para estar na garagem - são R$ 190.120 cobrados para o Corolla Altis Hybrid e R$ 200.910 pedidos pelo Altis Hybrid Premium.

5. Fator novidade

Apesar de esse ponto contar menos, muita gente compra carro justamente para rodar - ainda que por algumas semanas ou poucos meses - com uma novidade nas mãos.

E o BYD King está justamente nessa fase. Ainda em fase de homologação e de emplacamento, as primeiras unidades começarão a ser entregues no começo de julho. Portanto, em poucos dias.

Tem mais: nós, do WM1, acreditamos que o King vai vender bem - na realidade, vai vender tudo que a BYD importar -, mas não como o principal rival, o que significa que o modelo chinês provavelmente será muito menos visto pelas ruas. E isso pode ser um bom motivo para querer comprar o belo sedã que logo chegará às lojas.

Tags:BYD
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