A estratégia do BYD King de atacar as versões híbridas do Toyota Corolla não era segredo para ninguém. Por isso, a expectativa da imprensa especializada, baseada inclusive em informações de dentro da própria marca chinesa, era de que o sedã chegaria custando, em sua versão de entrada, algo em torno de R$ 190 mil, com a topo de linha beliscando R$ 200 mil.
Não foi o que aconteceu...
A modelo híbrido plug-in da BYD, de forma arrojada, resolveu causar estragos maiores no mercado brasileiro adotando uma política extremamente agressiva de preços. E, assim, ampliou os sedãs que poderão ser suas vítimas.
Apresentado oficialmente na terça-feira (18), em São Paulo (SP), o King chegou ao Brasil nas configurações GL e GS custando, R$ 175.800 e R$ 187.800, respectivamente.
Com estes valores, o Corolla híbrido, claro, continua sendo o foco principal do BYD, mas deixa de ser o único. Agora, além das próprias versões a combustão do Toyota, outros sedãs que esperavam passar ilesos com o lançamento do King também estão em perigo.
Inicialmente, a expectativa era que o King tivesse como meta roubar clientes do Corolla híbrido, que atualmente é oferecido nas opções Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium por R$ 190.120 e R$ 200.910, respectivamente.
Os preços, porém, transformam o King em uma ameaça real também para as configurações a combustão do Toyota.
Com exceções das duas versões de entrada - GLi, de R$ 150.010, e XEi, de R$ 160.920 -, tanto a GR-Sport, que não sai por menos de R$ 181.590, quanto a Altis Premium, que custa R$ 185.320, sofrerão com os preços do BYD.
Quando o Honda Civic subiu de categoria, ficando muito mais caro e saindo da disputa com Corolla, a Nissan imaginou que o caminho para o Sentra ser o segundo sedã médio mais vendido do Brasil estaria no papo. Ledo engano...
Com a chegada do King, o Sentra terá um duro adversário pela frente. Custando R$ 152.990, a configuração de entrada Advance está fora da briga. No entanto, a Exclusive acaba entrando na mira do BYD por conta dos preços de R$ 176.690 e R$ 178.390 (Exclusive CVT + interior premium).
Ok, o Cruze está em seus últimos dias de vida no Brasil e vende bem pouco há alguns meses. Porém, é fato que o Chevrolet continua no mercado. E, definitivamente, será um dos que mais sofrerão com o King e seus preços.
O Cruze é vendido hoje em quatro configurações. As duas de entrada, LT e Midnight, não serão atingidas, já que custam R$ 149.990 e R$ 153.060, respectivamente. As outras duas, entretanto, não escaparão.
A LTZ, que não sai de uma concessionária Chevrolet por menos de R$ 166.160, sofrerá os ataques do BYD, mas de uma maneira mais leve. Já a Premier não vai escapar, pois seu preço é de R$ 179.660.