Lançado em junho deste ano, o BYD King parece ter provado ser, de fato, um modelo eficiente. Os números de consumo do modelo foram divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV), do Inmetro. Segundo a tabela, a versão de entrada do modelo híbrido plug-in faz até 44,2 km/l.
A média é alcançada no regime urbano pelo King GL com o uso simultâneo do sistema elétrico e do motor 1.5 turbo a gasolina. Em percurso rodoviário, a mesma configuração marcou 36,7 km/l. Já a versão topo e mais potente, a GS, ficou perto com 43,3 km/l (urbano) e 32,7 km/l (rodoviário).
Para fins de comparação, o rival direto Toyota Corolla Hybrid, que tem sistema híbrido convencional associado a um motor flex, faz até 18,5 km/l no regime urbano e 15,7 km/l na estrada. Os dados também constam na tabela de consumo do Inmetro.
Voltando ao King, mesmo usando apenas o motor a combustão, que no caso do sedã chinês só pode ser abastecido com gasolina, o consumo é bom. Sem o suporte do motor elétrico, a versão GL faz 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na rodovia. Nesse cenário, a versão GS se sai um pouco melhor: 16,8 km/l e 14,7 km/l (urbano e rodoviário).
Vale mencionar que o BYD King também pode rodar apenas no modo elétrico. Na versão GL, a bateria de 8,3 kWh rende até 32 quilômetros de alcance, enquanto a variante GS tem células de 18,3 kWh e roda até 80 quilômetros sem precisar do motor a gasolina.
Além do conjunto de baterias, as versões do King diferem na potência do conjunto mecânico. Os dois têm o motor 1.5 turbo de 110 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque associado a duas unidades elétricas. Na versão GL, essa combinação rende 209 cv. Já na versão GS, alcança 235 cv.
Os preços do sedã partem de R$ 175.800 da versão GL e chega a R$ 187.800 na GS.