O King não tomou conhecimento do Corolla híbrido em dezembro. De acordo com informações de pessoas ligadas ao mercado automotivo, no último mês de 2024 o sedã da BYD cravou 1.950 emplacamentos contra somente 360 das duas versões híbridas-flex (juntas) do Toyota. Isso significa que o modelo da marca chinesa comercializou 5,4 vezes mais que o arquirrival japonês (reforçando: levando em consideração somente, e tão somente, as configurações híbridas).
Importante destacar que o número de 360 unidades do Corolla híbrido não é ruim. Na realidade é a melhor marca do Toyota desde maio, que, coincidentemente, foi o último mês antes da estreia do King (lançado em junho). Na verdade, os 1.950 emplacamentos do BYD é que chamam demais a atenção, pois representam o recorde de vendas do sedã híbrido plug-in em um único mês.
Outro ponto que é importante frizar é que desde julho o King vende sistematicamente mais que o Corolla híbrido - somente em setembro o Toyota superou o BYD. No entanto, agora em dezembro foi estabelecida a maior diferença entre os dois modelos.
E a tendência é que este cenário não mude para 2025, já que para a linha 2025 do Corolla a Toyota eliminou a versão Hybrid Altis, dando continuidade à comercialização só da configuração Hybrid ALtis Premium, que atualmente parte de R$ 199.990. O King segue ofertado em duas opções: GL, de R$ 175.800, e GS, de R$ 187.800.
Se entre as configurações híbridas o King dá um banho no Corolla, quando colocamos todas as versões em jogo o Toyota é quem reina de verdade. De acordo com dados fornecidos para consultoria JATO Dynamics, o Corolla emplacou em dezembro - levando em consideração também as opções 100% a combustão (coisa que o BYD não dispõe) - um total de 3.562 unidades.
Trata-se da segunda melhor marca do Toyota do ano, ficando atrás somente de setembro, quando foram comercializados 3.572 sedãs da fabricante japonesa.
Neste cenário mais amplo, o Toyota vende 1,8 vez mais que o BYD. Trata-se de uma diferença elevada e não muito simples de tirar de 1.612 carros, mas que também representa a menor desde que os dois modelos estão sendo vendidos no Brasil simultaneamente.
Será que um dia o King vai superar o Corolla no geral? Deixe seu comentário!