O canal de notícias da Webmotors

BYD lança minivan elétrica D1 EV no Brasil

Criado para ser carro de aplicativo na China, modelo chega de olho nos clientes públicos e do segmento corporativo

por Evandro Enoshita

Já falamos aqui em outras ocasiões que a China avançou muito rapidamente na mudança de fabricante de cópias e de carros obsoletos para um país com uma variedade imensa de modelos originais. É o caso do BYD D1 EV, elétrico que acaba de ser lançado no mercado brasileiro.





A minivan foi criada pela BYD em parceria com a empresa chinesa de mobilidade DiDi Chuxing especificamente para ser usado como um carro de aplicativo. Com capacidade para cinco pessoas, o modelo tem 4,39 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,85 m de largura e 2,80 m de entre-eixos. Essas medidas botam o chinês na mesma faixa de tamanho da brasileira Chevrolet Spin.
Pensado para priorizar o conforto do motorista e dos passageiros, o BYD D1 EV tem características como os bancos ergonômicos para viagens longas, assoalho plano, porta traseira direita do tipo deslizante e com acionamento motorizado e a previsão para instalação de telas multimídia para os passageiros do banco traseiro.


Mecânica e equipamentos

A lista de equipamentos incorpora ainda itens como o ar-condicionado automático de duas zonas, faróis com acendimento automático, chave presencial e multimídia com tela de 10,1 polegadas. O pacote de sistemas eletrônicos de segurança tem frenagem autônoma, alerta de saída e assistente de manutenção em faixa.





O conjunto mecânico é composto por um motor elétrico de 130 cv e 18,3 kgf.m de torque, que permite ao D1 EV atingir 130 km/h de velocidade máxima. A bateria de 53 kWh garante autonomia de até 371 quilômetros com uma única carga.
A recarga, aliás, promete ser rápida: a BYD diz que 80% do total jã são obtidos em  35 minutos. Assim como os mais sofisticados Han EV e Tan EV, o D1 EV traz a bateria Blade, que usa uma nova tecnologia de construção para, segundo a BYD, tornar o componente mais seguro e compacto.




Mercado

A BYD pretende repetir, no Brasil, o posicionamento do D1 EV no mercado chinês. Com foco em clientes corporativos, órgãos públicos, locadoras e, logicamente, apps de transporte, a minivan elétrica será comercializada preferencialmente por meio de venda direta, por R$ 269.990.
Na versão única GS, o modelo chega apenas na cor branca. A garantia é de dois anos ou 100.000 quilômetros para o veículo e de cinco anos ou 500.000 quilômetros para as baterias.

Comentários

Carregar mais