Você pode não gostar de carros elétricos, não simpatizar com a BYD e nem mesmo usar o aplicativo da Uber para seu transporte urbano diário ou eventual. Mas é inquestionável que a marca chinesa sabe bem como fazer seus negócios: acaba de fechar uma parceria com a plataforma de transporte para "incrementar a mobilidade elétrica" - leia-se aumentar suas vendas em nível global.
O plano é oferecer condições especiais para que motoristas da Uber comprem e mantenham veículos elétricos - da BYD, obviamente. Desta forma, a fabricante chinesa pretende vender cerca de 100 mil carros elétricos nos vários países do mundo em que a Uber também está presente.
Os motoristas da plataforma terão acesso não apenas a ofertas especiais de compra, como também a condições exclusivas de financiamento e leasing e a descontos em recargas das baterias do carro e até em seguros.
A parceria também incluirá - mais adiante - carros autônomos. BYD e Uber pretendem colaborar no desenvolvimento de novas tecnologias para esse tipo de veículo, que futuramente será produzido pela primeira e utilizado pela segunda.
A parceria começará na Europa e na América do Sul - o Brasil é o segundo maior usuário de Uber no mundo, e o modelo Dolphin já vem sendo usado por muitos motoristas da plataforma nos grandes centros urbanos. Depois, será estendida para Austrália, Nova Zelândia e até países do Oriente Médio.