A BYD Shark já tem data para, finalmente, estrear no mercado brasileiro. De acordo com fontes ligadas à marca chinesa, a picape média chegará oficialmente em outubro.
A Shark foi apresentada mundialmente no primeiro semestre do ano (2024), na Cidade do México (México), e fez sua primeira aparição em solo brasileiro no Festival Interlagos - Carros, no início de agosto.
O WM1 já acelerou a grandalhona na pista do Autódromo de Interlagos. Confira nossa avaliação inicial.
A BYD Shark ainda não tem preço definido para o Brasil. No entanto, a expectativa é que a picape custe abaixo de R$ 300 mil, podendo dessa maneira brigar diretamente com Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10. Poderá ter duas versões, GL e/ou GS, como tem acontecido com os últimos lançamentos da marca - caso de Song Pro e King.
A Shark é fabricada na China. Aliás, do país asiático virão as primeiras unidades que serão comercializadas no mercado brasileiro. Posteriormente, de acordo com executivos da própria BYD, a picape deverá ser produzida na planta que está sendo construída em Camaçari, na Bahia, onde era a antiga fábrica da Ford.
A Shark é uma picape híbrida plug-in equipada com um motor 1.5 turbo a gasolina que funciona em paralelo com dois propulsores elétricos (um em cada eixo). Juntos, entregam 340 cv de potência. O torque dos três motores juntos não foi revelado.
A bateria utilizada é a Blade de 29,6 kWh, que permite à caminhonete rodar até 100 quilômetros no modo 100% elétrico. Já a autonomia informada pela BYD é de 840 quilômetros (sistema chinês de medição).
A Shark pode carregar até 850 quilos. De proporções avantajadas e imponentes, a BYD tem 5,46 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e entre-eixos de 3,26 m.
O pacote da BYD Shark que será vendida no Brasil ainda não foi revelado. No entanto, a unidade que estava no Festival Interlagos - Carros tinha painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia com visor de 12,8 polegadas - que, obviamente, gira (característica habitual nos modelos da marca).
Carregamento de celular por indução ar-condicionado digital automático, rodas de 18 polegadas de liga leve, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de veículo no ponto cego, alerta de saída de faixa, seis airbags e bancos dianteiros com ajustes elétricos poderão fazer parte do pacote de conteúdos.