BYD Song Pro: primeiras impressões ao dirigir

O SUV médio híbrido plug-in da marca chinesa foi lançado no Brasil em duas versões: a de entrada GL e a topo de linha GS

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD Song Pro: primeiras impressões ao dirigir
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O BYD Song Pro foi lançado oficialmente no Brasil no início deste mês de julho. O SUV médio híbrido plug-in da marca chinesa chegou com a missão de ser uma opção mais acessível que o Song Plus e disputar mercado com o Toyota Corolla Cross com sistema híbrido flex.

Novo Byd Song Pro (13)
O novo BYD Song Pro está disponível em duas versões de acabamento no mercado brasileiro, GL e GS
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
toggle button

Novo BYD Song Pro chega ao Brasil em duas versões

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O novo Song Pro está disponível no mercado brasileiro em duas versões, a de entrada GL, com preço promocional de R$ 189.800, e a topo de linha GS, que tem preço de lançamento de R$ 199.800.

Tivemos a oportunidade de rodar alguns quilômetros com o novo BYD Song Pro com sistema híbrido plug-in EHS durante o evento de lançamento do modelo, na cidade de São Paulo. Confira a seguir as primeiras impressões ao dirigir o novo SUV médio híbrido plug-in da BYD.

O novo SUV híbrido plug-in da BYD entrega 235 cv de potência e 43 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

BYD Song Pro: primeiras impressões ao dirigir

O carro disponibilizado para test drive foi o BYD Song Pro GS, versão topo de linha do SUV chinês no Brasil. A tecnologia DM-i Super Híbrida está presente no modelo, que é equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5 litro movido a gasolina que, quando combinado com o motor elétrico, entrega 235 cv de potência e 43 kgf.m de toque máximo.

A bateria Blade de 18,3 kWh proporciona alcance de até 110 quilômetros no modo 100% elétrico. O modelo tem um tanque de combustível com capacidade para até 52 litros. Com isso, a BYD divulga uma autonomia total combinada de até 1.100 quilômetros.

O primeiro contato com o SUV híbrido da BYD é positivo. O banco do motorista, que tem ajustes elétricos, é muito confortável, e a cabine agrada bastante, tanto à visão como ao tato. O volante tem regulagem manual de altura e profundidade.

O interior do BYD Song Pro é sofisticado e agradou bastante
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
toggle button

Todos os comandos do carro, seja no volante, na tela multimídia de 12,8 polegadas (giratória) e também no console central, como seleção de marcha e modos de condução, são de fácil acesso.

O painel de LCD é completamente digital e colorido, com tela de 8,8 polegadas, e oferece boa visualização. Pra ficar melhor, deveria ser um pouco maior. O carregador por indução é mais um ponto positivo em conforto e comodidade do veículo.

O ajuste das suspensões do Song Pro é na medida: nem muito rígido, nem macio demais
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda o Song Pro GS

O Song Pro esterça bem e é fácil de manobrar, mesmo com seus 4,73 m de comprimento e 1,86 m de largura. No modo de condução esportivo, tanto no modo 100% elétrico como no híbrido, o carro exibe bastante força e agressividade para um SUV, com as rodas querendo destracionar e fazer os pneus cantarem no asfalto.

A BYD divulga uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. Os freios trabalham igualmente bem, já que o carro está equipado com discos nas quatro rodas - sendo ventilados na frente.

O isolamento acústico da cabine é ótimo. O BYD Song Pro é muito macio e confortável de dirigir. Eu particularmente gostei bastante do ajuste das suspensões, que são do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. A calibragem não é rigida demais, mas também não é excessivamente macia. Então não sentimos aquelas batidas secas quando passamos em obstáculos ou buracos sem frear, e também não há desconforto.

Só tive a oportunidade de rodar na cidade de São Paulo. Não foi possível esticar um pouco mais na estrada, por exemplo, para testar de fato acelerações e retomadas mais agressivas. No trânsito urbano o carro se comporta bem, com a agilidade adequada.

Vale lembrar que o motorista pode escolher rodar no modo 100% elétrico, com o motor a combustão desligado e autonomia de até 110 quilômetros, ou no modo híbrido. Além disso é possível escolher dentre os modos Normal, Eco e Sport, que alteram a entrega de potência e torque do SUV. Está disponível também um modo de condução exclusivo para pista molhada.

A BYD divulga uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos
Crédito: Divulgação
toggle button

Segurança

Na parte da segurança, o BYD Song Pro oferece pré-tensionamento e alerta sonoro nos cintos de segurança dianteiros e seis airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).

O carro tem ainda diversos sistemas que atuam para melhorar a segurança dos ocupantes em caso de emergência, como direção assistida elétrica (C-EPS), freios ABS, controle de tração, distribuição da força de frenagem, assistência de partida em rampas (HHC), função de frenagem confortável, controle de cruzeiro (CC), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função autohold (AVH), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e controle eletrônico de estabilidade (VDC).

O BYD Song Pro está disponível nas lojas brasileiras da marca nas cores branca, cinza e azul. A garantia é de seis anos, sem limite de quilometragem. Já a bateria Blade tem garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem.

Veja a galeria de fotos

Vídeo relacionado

Comentários
Wid badge