Quem aponta isso é a TrendForce, empresa chinesa especializada em pesquisas de mercado. A pesquisa considerou os resultados de 37 mercados regionais até agosto deste ano.
A BYD contribuiu com 4,8% do total de 5,5 milhões de carros comercializados no período. Na frente da marca chinesa , estão Toyota (9,8%), Volkswagen (6,5%) e a Honda (4,9%).
Abaixo das vendas da BYD, aparecem a Hyundai (4,3%), e só então a Ford (4,2%). Isso significa que a montadora americana perdeu duas posições no ranking de vendas mundial somente nos últimos 30 dias. Segundo o levantamento, a marca chinesa conseguiu tal feito com um incremento de 5% nas suas vendas em relação ao mês de julho. Além, é claro, de também contar com a queda de 6,7% da Ford.
A maior mercado para os carros da BYD é o chinês, onde a marca lidera com 12% de todas as vendas e 1,9 milhão de carros emplacados em agosto. A exportação também colabora para a melhora no resultado.
Nos últimos 12 meses, a fabricante enviou para fora da China mais de 150 mil veículos. Por aqui, no acumulado do ano até agosto, a BYD somou 3.918 emplacamentos.
Avanço preocupante
O avanço dos chineses na Europa é alvo da preocupação. O Parlamento Europeu, inclusive, abriu uma investigação para entender que tipo de subsídios são dados pelo governo chinês na produção dos carros elétricos. A expansão dos chineses também é alvo de questionamentos por aqui. Na última semana, o governo confirmou que estuda retornar com a tributação dos carros elétricos importados. Algo que não acontecia desde 2015.VÍDEO RELACIONADO
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