O BYD Song será o carro híbrido mais vendido do Brasil em 2024. De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV fabricado na China já soma 25.750 emplacamentos - isso até o dia 21 de dezembro.
Para chegar a esse número, a BYD utilizou uma estratégia muito comum no mercado brasileiro - que Volkswagen Gol, Fiat Uno, Chevrolet Onix e outros modelos já usaram: unir modelos e gerações diferentes sob um mesmo nome.
Os emplacamentos de BYD Song que a Fenabrave reporta são a soma das vendas de Song Plus, Song Pro e, mais recentemente, Song Plus Premium, lançado em novembro e com um lote limitado de unidades.
No passado, as vendas do VW Gol eram a soma dos modelos G4 e G5. No caso do Uno, eram a soma da nova geração do hatch da Fiat mais as do antigo Mille, que continuava à venda. No caso do Onix, os emplacamentos eram o resultado das comercializações de Onix e Onix Joy, gerações mais nova e mais velha, respectivamente, do Chevrolet.
Com a estratégia acima descrita, e com três opções à venda (Plus, Pro e Plus Premium), o Song estabeleceu em dezembro um novo recorde de vendas. Mesmo antes de o mês acabar, o SUV já soma 3.300 emplacamentos, superando a melhor marca anterior, estabelecida em novembro, com 3.256 unidades comercializadas.
O GWM Haval H6, seu arquirrival quando levamos em consideração o sistema híbrido de propulsão, registra até o momento, neste mês de dezembro, 1.549 emplacamentos - menos da metade de vendas do Song. Já no acumulado do ano, o H6 tem 21.797 unidades comercializadas.
Em 2025, o cenário para o BYD Song poderá ser ainda mais favorável. Isso porque a marca chinesa confirmou, no final de novembro, que o Song Pro será o primeiro veículo com tecnologia híbrida-flex a ser produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia. E isso deverá acontecer logo no primeiro trimestre do ano.
A partir do início da produção local, o Song Pro ganhará volume e, consequentemente, deverá assumir maior protagonismo nos emplacamentos. Song Plus e Song Plus Premium continuarão sendo importados da China, como ocorre atualmente.
Atualmente, a família BYD Song é formada pelos seguintes modelos e versões: