A BYD impressionou quando chegou ao mercado brasileiro. Em vez de começar suas operações no país com algum modelo pequeno e "barato", lançou o luxuoso sedã Han e, depois, o também sofisticado SUV Tan. O próximo passo é investir em outro segmento - bem diferente.
Segundo apurou o prestigioso site Autossegredos.com.br, a BYD planeja vender por aqui o Dolphin, um elétrico compacto bem mais barato que Han e Tan. O carrinho tem formas arredondadas de monovolume e medidas relativamente enxutas - 4,07 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura.
O Dolphin virá em versão única, a GS 180 EVO, e tem motor elétrico com potência equivalente a 95 cv e torque de 18,3 kgf.m. Na China, o carrinho usa baterias de 30,7 kWh ou 44,9 kWh. Com a menor, a autonomia é de 301 quilômetros. Com a maior, chega a 405 quilômetros com uma carga completa (ciclo NEDC). A velocidade máxima é de 160 km/h.
O hatch é o primeiro BYD com uma nova platafoma, batizada de e-platform 3.0, que depois será usada em outros modelos da marca. Tem ainda, iluminação full-LED e interior com acabamento em dois tons e tablier dividido em duas partes por um aplique cromado. O painel de instrumentos é 100% digital e, ao lado, há uma tela para sistema multimídia tipo tablet flutuante. Oficialmente a BYD ainda não confirmou a vinda do carrinho e nem o preço.