O canal de notícias da Webmotors

BYD U9, o supercarro de 1.300 cv que dança e pula

Criado pela divisão YangWang, esportivo tem suspensão adaptativa - e também anda muito: zero a 100 km/h em 2 segundos!

por Lucas Cardoso

Já imaginou um carro que "dança", pula e que consegue andar em apenas três rodas? Imagino que não, mas a marca de luxo da BYD, a YangWang, imaginou e tornou realidade. E é isso podemos ver no U9, um esportivo revelado no início do ano que apareceu em ação pela primeira vez mostrando as capacidades de um inédito sistema de suspensão adaptativa da marca.

Desenvolvida pela própria BYD, a tecnologia chamada de DiSus-X permite que o motorista controle o movimento das rodas de forma independente, tornando possível uma grande variedade de estripulias impensáveis em um carro normal.
Na prática, o sistema deve fornecer uma condução mais que se adapte melhor ao traçado de ruas e pistas. Com isso, o motorista deve conseguir tirar o máximo de todo o desempenho disponível no supercarro elétrico.

E olha que não estamos falando de pouco desempenho. O conjunto mecânico do U9 tem quatro motores de 325 cv, sendo um para cada roda. Com isso, a potência total chega a insanos 1.300 cv, com 135,5 kgf.m de torque (!). É o suficiente para levar o U9 da inércia aos 100 km/h em menos de dois segundos, segundo a própria YangWang.
Lá em janeiro, quando o modelo foi revelado, havia ainda a possibilidade de que o carro tivesse uma função de giro em 360 graus no próprio eixo. No entanto, a "habilidade", que usaria a atuação independente de cada motor, não foi demonstrada nesses vídeos.

Confira o vídeo do U9:

Mudança no visual

Na parte estética, o superesportivo elétrico parece ter passado por alguns ajustes. A assinatura em LED, agora com filete em forma de "C", era diferente nas primeiras imagens - o formato lembra bastante o design dos modelos McLaren.
O para-choque dianteiro também mudou. A peça perdeu detalhes no tom da carroceria na parte inferior, e agora tem uma tomada de ar mais ampla e limpa. As saídas de ar no capô em fibra de carbono também foram retiradas.

Atrás, a mudança mais visível foi a saída de uma peça aerodinâmica transparente, que lembrava uma "barbatana". O componente era instalado no teto e se conectava com a tampa traseira.

Em breve

Depois dos vídeos, a expectativa é que o U9 faça sua primeira aparição oficial em público já na próxima semana, no Salão de Xangai. Será que a demonstração por lá terá "pulinho" e "dança" também? É esperar para ver.

Confira outro vídeo do U9:

Comentários

Carregar mais