Depois de lançar o Dolphin, monovolume que chega para ser o carro elétrico mais barato do Brasil, a chinesa BYD se prepara para mais um anúncio importante: a fabricante chinesa vai anunciar a implantação de um complexo industrial em Camaçari (BA).
O anúncio oficial será feito pela BYD apenas na terça-feira (4). Mas o governo da Bahia se antecipou e vazou a novidade, confirmada após uma reunião na noite da última quarta-feira (28) entre o presidente Lula, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a vice-presidente global da BYD, Stella Li.
Uma das possibilidades é que essa nova fábrica da BYD seja instalada no antigo complexo industrial da Ford. A marca do oval confirma as negociações, mas não dá mais detalhes das tratativas.
A antiga fábrica da Ford em Camaçari foi inaugurada em 2001. Além das duas gerações do EcoSport, a unidade industrial também produziu os modelos Fiesta (5ª geração) e Ka (3ª geração), para atender aos mercados locais e de exportação. A fabricação de automóveis no local foi interrompida em janeiro de 2021, quando a marca do oval azul anunciou o encerramento da produção de automóveis no Brasil.
Ainda segundo o governo da Bahia, além do anúncio da fábrica, a fabricante chinesa de automóveis - que é parte de um enorme conglomerado industrial - vai revelar ainda outros investimentos que o grupo pretende fazer no estado.
A BYD tem atualmente, no mercado brasileiro, uma linha de automóveis trazidos da China, composta pelos modelos eT3, D1, Dolphin, Yuan Plus EV, Song Plus DM-i, Han EV e Tan EV.
Apesar dessa gama de carros de passeio ser composta por produtos 100% importados, a fábrica de Camaçari (BA) será a terceira da BYD no Brasil, já que a empresa é dona de uma unidade industrial de chassis de ônibus e outra de módulos fotovoltaicos. Ambas estão localizadas em Campinas (SP).
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!