Nas palavras de Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, em reunião online, "não há solução para resolver o desabastecimento esse ano, visto que a complexidade do problema é muito grande, já que os tais semicondutores são produtos com produção muito complexa". Isso deve fazer o Onix perder o posto de carro mais vendido do país para algum modelo da Fiat, possivelmente para a Strada.
Quer um carro seminovo? Veja nossas ofertas!
Mas cadê o Onix?
A resposta é simples e tragicômica: tem, mas acabou. Isso porque o número de emplacamentos do modelo mais vendido em nossas terras nos últimos anos despenca pelas tabelas em razão dos chamados semicondutores. Ou melhor, da falta deles, já que a produção da linha da GM em Gravataí (RS) permanece paralisada - e, como dito pela coluna, sem previsão de retomada.Mas uma fonte ligada à empresa nos garante que a produção do Onix volta à carga máxima a partir da segunda quinzena de julho - datada para ser reiniciada exatamente no dia 19 do mês que vem.
Essa falta de chips, como relatou a Anfavea, fez com que a produção nacional atingisse um teto de até 200 mil unidades por mês. Não é justo comparar esse número com os de 2020 por conta da pandemia, mas em condições normais, o Brasil teria capacidade para produzir até 5 milhões de veículos em um ano - e não 980 mil como nos últimos seis meses ou 2,4 milhões em 12 meses.
A solução, porém, só deve chegar em 2022, quando novas fábricas de semicondutores inauguradas recentemente devem começar a operar com grande capacidade produtiva. Justamente por isso, aos olhos da Anfavea, a Associação dos Fabricantes, podem faltar carros novos no Brasil até lá.
Crise em todos os cantos
Vale destacar também que a falta desses semicondutores não é um problema somente do setor automotivo e que seu desabastecimento é global, motivada principalmente pela pandemia da covid-19 que afetou a produção de diversos componentes eletrônicos e da área da computação em várias partes do mundo.O que isso significa? Que o Onix deve realmente deixar de ser o carro mais vendido do país após cinco anos de reinado absoluto, assumidos após a liderança isolada do Fiat Palio em 2014, que aconteceu depois de 27 anos de soberania do VW Gol.
Nossa aposta para o novo "rei"? Uma rainha, na verdade: a Fiat Strada, que já acumula 51.368 unidades emplacadas de janeiro a maio, 12.390 a mais que o carro da GM neste mesmo período.
Comentários