Seja por praticidade, conforto e até mesmo por status, cada vez mais os brasileiros têm optado pelos SUVs. Enquanto isso, os sedãs têm sido deixados de lado.
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2024, dos 15 carros mais vendidos do país, seis foram utilitários esportivos - ou 40% das vendas.
Os destaques, até agora, foram os modelos Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Jeep Renegade.
O montante de SUVs empata com o de hatches, também com seis representantes: Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e Mobi, e Renault Kwid.
E, antes dos sedãs, outra categoria também está à frente: a de picapes, com a líder Fiat Strada e sua maior rival, a Volkswagen Saveiro. Por fim, o Chevrolet Onix Plus é o único modelo três-volumes presente entre os mais vendidos.
">Volkswagen Nivus - 55.924
No entanto, ainda de acordo com a Fenabrave, os números de 10 anos atrás eram bem diferentes.
Entre os 15 carros mais vendidos em 2014, nenhum deles eram utilitários esportivos. Já os sedãs representavam 33% do ranking, com cinco integrantes: Fiat Siena, Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage, Toyota Corolla e Hyundai HB20S.
A queda nas vendas dos sedãs tem sido gradativa, tendo em vista que em 2009, há 15 anos, esses modelos representavam 40% das vendas dentro do top 15 - e, novamente, nenhum SUV para contar a história.
Entre os destaques da categoria em 2009 estavam Fiat Siena, Chevrolet Classic, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Toyota Corolla e Honda Civic. Desses, apenas os dois últimos continuam em linha nos dias atuais.
Oferta Relacionada: Marca:TOYOTA Modelo:COROLLA
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade