Cadillac Celestiq, o elétrico de R$ 1,6 milhão

Primeiro EV da marca, sedã de luxo aposta em exclusividade, tecnologia e potência para atrair um público afortunado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cadillac Celestiq, o elétrico de R$ 1,6 milhão
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O luxo extremo por US$ 300 mil - ou R$ 1,6 milhão. Essa é a proposta da Cadillac ao lançar o seu primeiro modelo 100% elétrico, o Celestiq. Com design ousado — diferente de tudo já apresentado pela marca americana — e mecânica surpreendente, o sedã atraiu olhares em sua primeira aparição oficial, no Salão de Paris.

A chegada do três volumes é esperada desde 2021, quando a marca de luxo da Chevrolet revelou pela primeira vez o nome que daria ao carro. Depois disso, a Cadillac chegou a mostrar alguns detalhes interessantes, agora vistos na prática, de como seria a cabine. É o caso da insana tela de 55 polegadas, que acomoda o multimídia e o painel de instrumentos do sedã.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Cadillac Celestiq
O sedã de luxo é equipado com dois motores elétricos capazes de desenvolver até 600 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

A mecânica do lançamento também pode ser considerada um luxo. Com previsão de entrar em produção só no fim de 2023, o modelo tem dois motores elétricos, um para cada eixo, capazes de gerar nada menos que 600 cv de potência e o torque bruto de anabolizados 88,51 kgf.m.

Com esses números, o Celestiq acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A autonomia do elétrico, que é montado sobre a plataforma Ultium, da GM, é de estimados 483 quilômetros.

As células de bateria do sedã são montadas de forma horizontal, no assoalho do carro, o que reduz o centro de gravidade do veículo. A mecânica também tem sistema de suspensão pneumática com multibraços e eixo traseiro direcional. Tudo para deixar a condução ainda mais confortável.

 

É um sedã, mas a traseira futurista tem o estilo "acupezado", com caimento longo e inclinação leve
Crédito: Divulgação
toggle button

Design

O visual externo do sedã da Cadillac mescla linhas futuristas e minimalistas. Representam bem esse casamento o friso que corta toda a dianteira e a "grade" parcialmente iluminada por LEDs nas extremidades. Nas extremidades do para-choque, o conjunto de iluminação vertical remete a outros modelos recentes da Cadillac — o SUV Lyriq é um deles.

Nas laterais, o modelo tem enormes rodas de 23 polegadas. Os aros são calçados por pneus da Michelin feitas exclusivamente para o Celestiq. Última porção do três volumes, a traseira também esbanja personalidade, com iluminação em duas seções, sendo uma mais acima, colada ao vidro traseiro, e outra na parte inferior do para-choque.

 

Área com telas onde está o painel de instrumentos e a central multimídia do sedã de luxo tem 55 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Exclusividade

A exclusividade está em muitos detalhes do luxuoso sedã da Cadillac. Só para se ter uma ideia, o modelo tem 115 componentes feitos em impressoras 3D, incluindo os acionadores dos vidros, as alças internas e os acabamentos do console - onde está instalada uma das telas sensíveis ao toque do sedã, por onde é possível controlar o sistema de refrigeração.

Acima desse display, cobrindo toda a parte superior do painel, uma gigante tela de 55,5 polegadas acomoda a central multimídia e o cluster digital do sedã.

Há ainda outras três telas, sendo duas fixadas nos encostos dos bancos dianteiros e com 12,6 polegadas cada, para o entretenimento dos passageiros. E a última, que pode ser usada para controlar a temperatura, na segunda fileira.

A autonomia de rodagem do sedã elétrico Cadillac Celestiq é estimada em 483 quilômetros
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais uma prova do luxo a bordo: o teto do Celestiq tem vidro "inteligente", com tecnologia Smart Glass Roff, que é capaz de ajustar o nível de iluminação que entra na cabine em quatro zonas distintas.

Segundo a Cadillac, o EV será fabricado sob medida para cada proprietário. A ideia da marca é que a customização faça com que cada carro seja único e que todas as unidades sejam diferentes entre si.

Comentários