Camaro x Mustang: qual V8 vence na arrancada?

No primeiro pega da websérie Arrancada Webmotors, colocamos frente a frente rivais com mais de 50 anos de história

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Camaro x Mustang: qual V8 vence na arrancada?
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Após muita espera, finalmente chegou a hora do primeiro duelo da Arrancada Webmotors, websérie na qual carros das mais variadas categorias se enfrentam em corridas na pista da São Paulo International Dragway, no interior paulista.

Banner Apoio Santander

E, para abrir a Arrancada Webmotors com chave de ouro, nada melhor do que colocar frente a frente dois dos esportivos mais cultuados em todo o mundo. Rivais históricos há mais de cinco décadas, Chevrolet Camaro e Ford Mustang mostram na pista de arrancada a força de seus motores V8. Confira no vídeo qual deles se deu melhor na disputa!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Camaro x Mustang: mais de 50 anos de rivalidade

Os dois clássicos disputam a preferência dos fãs de carros esportivos há 55 anos. Essa rivalidade teve início em 1967, quando a General Motors apresentou o Chevrolet Camaro ao mundo em resposta ao Ford Mustang, que já fazia grande sucesso nos Estados Unidos nos anos anteriores.

Mustang foi lançado pela Ford no Salão de Nova York de 1964 como uma opção de carro acessível aos norte-americanos. Para atrair o público, o modelo combinava desenho sedutor e uma proposta mais esportiva, com direito a carroceria conversível. Atualmente, o Mustang está em sua sexta geração.

Já o Camaro foi claramente inspirado no arquirrival. Também concebido nas variantes cupê e conversível, o modelo da Chevrolet estreou com um visual mais intimidador que o do Mustang e, assim como o adversário, tinha motores de seis cilindros em linha e o desejado V8. O Camaro também teve seis gerações.

 Rivalidade entre o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang nasceu em 1967
Evento Arrancada 5622b Chevrolet Camaro x Ford Mustang
Legenda: Rivalidade entre o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang nasceu em 1967
toggle button

Camaro x Mustang: duelo de mais de R$ 1 milhão

Em suas variantes mais modernas, os esportivos participaram da Arrancada Webmotors nas versões vendidas oficialmente no Brasil. O Chevrolet Camaro SS (R$ 490 mil) é equipado com um motor LT1 6.2 V8 aspirado de 461 cv de potência e 62,9 kgf.m de torque. Essa força é enviada às rodas traseiras por meio do câmbio automático de 10 marchas.

Chevrolet Camaro é equipado com um motor LT1 6.2 V8 aspirado de 461 cv de potência
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O Ford Mustang Mach1 (R$ 545 mil), por sua vez, é uma das séries especiais do esportivo. Sob o capô, o bólido leva o motor Coyote 5.0 V8 aspirado de 483 cv e 56,7 kgf.m. O câmbio automático é o mesmo do Camaro. E, como manda a tradição, a tração também é traseira.

Ford Mustang Mach1 é empurrado pelo motor Coyote 5.0 V8 aspirado de 483 cv
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Somados, os preços dos dois carros alcançam a bagatela de R$ 1,03 milhão. Já as potências dos enormes motores V8 totalizam nada menos que 944 cv.

Como é a Arrancada Webmotors?

Patrocinada pela Texaco e Santander Auto, a atração comandada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri irá proporcionar muita adrenalina aos fãs de velocidade. Nesse segundo capítulo foram exibidos os primeiros pegas entre os carros participantes da websérie.  Na disputa de estreia, como você pôde ver no vídeo acima, o Camaro SS 2020 levou vantagem sobre o Mustang Mach 1, ao concluir a pista de quarto de milha em 13,13 segundos, contra 13,35 s do rival da Ford.

Chevrolet Camaro e Ford Mustang se preparam para largada na Arrancada Webmotors
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Como são as provas de arrancada?

As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).

Comentários