Diante do sucesso de vendas do Tiggo 7 Sport – versão de entrada responsável por colocar o Tiggo 7 no posto de terceiro SUV mais vendido do Brasil no varejo em agosto –, a Caoa Chery não pensou duas vezes em adotar a mesma estratégia de preços para o novo Tiggo 8 Pro.
O Tiggo 7 Sport foi lançado em fevereiro com preço arrojadíssimo, partindo de R$ 134.990, valor que colocava o SUV de porte médio em igualdade de valores com os SUVs de entrada, como Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Resultado: bagunça! muitos compradores de SUVs de entrada e compactos cancelaram os pedidos e correram para uma loja Caoa Chery.
Agora, a marca faz exatamente a mesma coisa. Traz o renovado Tiggo 8 Pro, um SUV grande com capacidade para até sete pessoas, mas com preço de SUV compacto. Logo de cara foi anunciado por R$ 188.888, mas já em setembro foi reajustado para R$ 194.990.
Mesmo com o aumento, o Tiggo 8 Pro continua competitivo. Nesta faixa de preço é possível comprar, por exemplo, um Volkswagen T-Cross Highline completinho, com todos os opcionais possíveis (R$ 196.250), ou um Honda HR-V Touring (R$ 199.800). O Hyundai Creta na versão topo de linha Ultimate é um pouco mais em conta, partindo de R$ 187.890.
Com preço abaixo de R$ 200 mil, o Tiggo 8 Pro tem como principais adversários as versões de entrada e intermediárias dos SUVs médios.
Na Volkswagen, o Caoa Chery ataca diretamente o Taos Comfortline, que parte de R$ 192.590, mas pode chegar a R$ 194.850 com todos os opcionais possíveis. Outro que deve sofrer com o Tiggo 8 Pro é o Toyota Corolla Cross XRX, que não sai de uma concessionária por menos de R$ 193.090, mas completa bate nos R$ 195.110.
No caso do Jeep Compass, o SUV da Caoa Chery acaba ficando abaixo da configuração Longitude, que custa R$ 200.990 – acima da barreira psicológica dos R$ 200 mil. Outro SUV médio que também está (bem) acima do preço do Tiggo 8 Pro é o Honda ZR-V, que parte de R$ 214.500.
Apesar de as táticas dos dois modelos serem muito parecidas, o Tiggo 8 Pro deverá ter mais dificuldades em vender bem como o irmão menor por alguns motivos. Além de ser um preço inicial mais alto, restringindo naturalmente o número de compradores, na faixa de preço onde atua o SUV de sete lugares as opções são maiores. Mas vamos observar os próximos meses.
O Tiggo 8 Pro é um SUV grande que ostenta 4,72 metros de comprimento, 2,71 m de distância entre os eixos, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e um porta-malas com capacidade para 889 litros (5 ocupantes) ou 193 litros (7 ocupantes).
O conjunto mecânico é representado pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros a gasolina somente, com injeção direta de combustível, que desenvolve 187 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 28 kgf.m já a partir de 2.000 rotações. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Em termos de performance, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,6 segundos, e a velocidade máxima é de 180 km/h. O consumo, de acordo com dados divulgados pela própria montadora, é de 10,1 km/l na cidade e 12 km/l cravados na estrada.
A lista de equipamentos de série também é recheada. Confira: