Caoa deixa de importar carros da Hyundai

Apesar da mudança, empresa continuará parceira dos sul-coreanos na operação brasileira; veja as novidades

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Caoa deixa de importar carros da Hyundai
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai e a Caoa oficializaram nesta sexta-feira (1º) grandes mudanças na parceria de 25 anos entre as duas empresas. Pelo novo acordo, a filial local da fabricante sul-coreana passará a controlar a importação e a comercialização de seus veículos no mercado brasileiro.

Até então, o que existia no Brasil eram duas operações da Hyundai: uma controlada diretamente pelos sul-coreanos - fábrica de Piracicaba (SP) e a produção local dos modelos HB20 e Creta - e outra pela Caoa, responsável pelos importados e pela produção sob licença, na fábrica de Catalão (GO), do SUV Tucson e dos comerciais leves HR e HD80.

Caoa Hyundai
A rede de concessionárias Hyundai agora será unificada em todo o país
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com as mudanças, além abrir mão da importação de automóveis Hyundai (embora mantenha a participação financeira), a Caoa deixará de definir os modelos da marca feitos em Catalão (GO). Essa tarefa, agora, caberá apenas aos sul-coreanos, que vão remunerar o grupo brasileiro pelo uso da fábrica e por cada veículo produzido na unidade industrial goiana.

A Caoa seguirá como o principal revendedor Hyundai no Brasil. Mas agora sem a diferenciação entre as lojas de importados e de nacionais da marca. Com a unificação, a rede chegará a 250 concessionárias em todo o Brasil.

A picape Santa Cruz é um dos modelos que devem chegar por aqui com a nova parceria
Crédito: Divulgação
toggle button

Hyundai, Caoa e os novos modelos

Os sul-coreanos já adiantaram que os novos termos da parceria entre as duas empresas abrem portas para uma renovação completa da linha. Atualmente, a linha de automóveis de passeio Hyundai "Caoa" inclui apenas os importados Kona e Ioniq, e o SUV Tucson.

Nós, aqui do WM1, acreditamos que a produção dos comerciais leves não deverá ser afetada. Por outro lado, finalmente o defasado Tucson de terceira geração deverá dar lugar à geração mais recente do modelo.

Dá para sonhar inclusive com a chegada por aqui da picape Santa Cruz, que tem porte da RAM Rampage e hoje é feita apenas nos Estados Unidos, sobre a plataforma monobloco... do Tucson de quarta geração!

"Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria, que fará tanto a Hyundai quanto a Caoa crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas", destacou, em nota, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa.

Veja mais:

    Comentários