O poder da franquia Velozes e Furiosos é impressionante. A despeito de como os filmes fugiram às origens - e das cenas cada vez mais exageradas de ação -, qualquer coisa relacionada à produção faz sucesso. Um exemplo é um Lykan Hypersport que vai a leilão e que é... uma réplica judiada do superesportivo. Mesmo detonado, o carro de Velozes e Furiosos vale uma pequena fortuna.
O modelo que vai a leilão amanhã (11 de maio) pela RubiX em Dubai é um Lykan de mentirinha. Esse carro detonado foi um dos dez protótipos do esportivo usados nas tomadas de Velozes e Furiosos 7, o último estrelado Paul Walker (o ator morreu em um acidente de trânsito quando as filmagens estavam no fim).
O falso Lykan foi o único sobrevivente da sequência de cenas em que o carro aparece em manobras radicais dentro de prédios. Mesmo assim, traz as marcas da batalha. A carroceria está toda lanhada e faltam diversas peças, como os retrovisores. O que não impede que o carro esteja no leilão pelo lance mínimo equivalente a R$ 4 milhões.
A propósito, a cena mais absurda protagonizada pelo carro no longa-metragem de James Wan também é de mentira. Lembra daquela exagerada sequência na qual o carro "voa" entre gigantescos prédios nos Emirados Árabes? Foi tudo feito por computação gráfica.
Nem mesmo o motor do carrão que será leiloado é fiel. Tudo bem que a réplica usa um boxer de seis cilindros com aproximadamente 240 cv. Só que o Lykan Hypersport real gera mais que o triplo.
O Lykan Hypersport já foi o carro mais caro do mundo. Lançado em 2013, cada uma de suas sete unidades custava o equivalente a 3 milhões de euros na época. O motor era boxer de origem Porsche, só que preparado pela Ruf, com 780 cv e quase 100 kgf.m de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 2,8 s e a máxima fica em 385 km/h.
O modelo foi produzido pela W Motors, empresa libanesa que hoje tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.