O carro elétrico da VW-JAC será lançado no Brasil em outubro. Apresentado no Salão de Guangzhou do ano passado, o subcompacto E10X é produzido na China pela Si Hao, subsidiária da joint venture entre Volkswagen e Jianghuai Automobile. O modelo tem tamanho parecido com o do up! e autonomia de até 300 km.
Ainda não se sabe por qual valor a JAC irá vender o subcompacto 100% elétrico no Brasil. Na China, o carro tem preços que variam entre R$ 34.400 e R$ 68.200 (em conversão direta). Lá, ele é comercializado em três configurações, com autonomias de 150 km, 200 km e 300 km.
Derivado do JAC iEV20, o E10X tem medidas de 3,65 m de comprimento, 1,54 m de altura e 2,39 m de entre-eixos. Os números são similares aos do Volkswagen up!, que tem 3,68 m de comprimento, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos.
O subcompacto elétrico da VW-JAC pesa 1.180 kg e, segundo o fabricante, chega a uma velocidade máxima de 102 km/h. Ele é empurrado por propulsor elétrico de 45 kW (61 cv) e dispõe de bateria livre de cobalto com 30 kWh de capacidade - o que faz com que seu custo de produção seja mais baixo.
Especula-se que o E10X chegue ao Brasil para substituir o iEV20. Um dos carros elétricos mais baratos vendidos hoje no país (com preço sugerido de R$ 154.900), o iEV20 tem autonomia de 400 km, 100 km a mais que a do novo modelo da VW-JAC.