Se você era uma criança nas décadas de 1960 e 1970, certamente se lembra de Os Jetsons, série animada do estúdio Hanna-Barbera. O desenho tinha pegada futurista, e trazia casas suspensas e carros voadores como parte do cotidiano dos moradores da fictícia Orbit City. No entanto, já estamos em 2020 e nada disso é realidade. Mas será que um dos produtos mostrados na produção, enfim, chegou ao presente?
É o que a KleinVision, empresa eslovaca liderada por Stefan Klein, tenta responder. A companhia colocou nos céus o seu AirCar - e registrou o teste em vídeo. O veículo ruma do asfalto para o "infinito e além" com apenas um toque num botão. A transição, como pode ser vista, é suave e não é tão demorada. O processo é realizado, segundo o fabricante, em três minutos.
As asas do AirCar saem da traseira e se estendem de forma a facilitar as coisas no ar. Também há uma hélice, que fica posicionada atrás do habitáculo. O protótipo dispõe de motor 1.6 da BMW, capaz de impulsionar o veículo a uma velocidade de cruzeiro de 200 km/h. Segundo a KleinVision, versão futura do carro voador terá o propulsor Adept, para aeronaves leves, que elevará a velocidade para 300 km/h.
Na prática, é fato que o modelo da empresa eslovaca já chegou mais longe que muitos outros carros ditos voadores, que sequer viram as nuvens de perto. No entanto, ainda falta muito para que o produto seja homologado. Vale ainda ressaltar que, caso queira guiar o veículo, você precisa ser habilitado para pilotar aviões.
Além disso, o design do carro voador deixa evidente que ele é um híbrido (estrambólico) de automóvel e aeronave. Se você liga para essa frivolidade, vai querer passar longe do produto quando ele chegar às lojas. Isso se chegar.
Mesmo assim, com todas as interrogações que envolvem tal projeto, é bom dizer que o AirCar é um experimento que tem tudo para dar certo. É um avanço que nos deixa mais perto dos carrinhos presentes em Os Jetsons.